A cantora Katy Perry vai viajar ao espaço com uma tripulação 100% feminina em uma missão da Blue Origin, empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon. O lançamento está previsto para segunda-feira (14), às 10h30 (horário de Brasília).
Segundo a empresa, esta será a primeira tripulação exclusivamente feminina a ir ao espaço desde a missão Vostok 6, de 1963, em que a russa Valentina Tereshkova viajou sozinha.
Leia também
Além de Katy, a missão contará com outras cinco mulheres, incluindo a jornalista Lauren Sánchez, noiva de Bezos.
Por cerca de 10 minutos, elas participarão de um voo suborbital, em que a nave não ultrapassa os limites da atmosfera terrestre. Ainda assim, o veículo supera a Linha de Kárman, ponto a 100 km de altitude usado por convenção como o início do espaço.
A missão foi chamada de NS-31 por ser o 31º lançamento da nave New Shepard. Este será o 11º voo da Blue Origin com passageiros. Ao todo, 52 pessoas já foram ao espaço com a cápsula, segundo a empresa.
“Enquanto no voo orbital a nave consegue circular a Terra, ou seja, partir e retornar à atmosfera a partir de um mesmo ponto, o voo suborbital não tem velocidade para completar essa trajetória, então a nave sobe até um ponto máximo e depois cai em queda livre de volta à Terra”, explicou o astrofísico Cassio Barbosa, em reportagem do g1 em 2021.
Os voos históricos (e pausa) da Blue Origin
A Blue Origin começou a enviar turistas e celebridades para o espaço em julho de 2021. Jeff Bezos, dono da empresa, participou da 1ª missão tripulada da New Sheaprd, que também marcou o primeiro voo espacial de uma tripulação civil sem piloto.
Em outubro daqueel ano, foi a vez do ator William Shatner, famoso por interpretar o Capitão Kirk na série “Jornada nas estrelas”. Então com 90 anos de idade, ele se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço.
O Brasil também teve um representante: em junho de 2022, o engenheiro Victor Hespanha embarcou em uma nave da empresa e se tornou o segundo brasileiro a viajar ao espaço.
Em setembro de 2022, um foguete da Blue Origin caiu pouco após o lançamento, devido a uma falha. A missão não era tripulada, e ninguém ficou ferido, segundo a companhia.
Após o incidente, a empresa interrompeu os voos com passageiros por quase dois anos. O retorno aconteceu em maio de 2024, com uma missão que levou seis turistas ao espaço.