Siga-nos no Google Notícias

Líderes mundiais parabenizam Trump por posse nos EUA

Data:



Nesta segunda-feira (20), líderes de todo o mundo felicitaram o republicano Donald Trump pela sua posse como 47º presidente dos Estados Unidos. O retorno de Trump à Casa Branca foi marcado por mensagens de apoio e expectativas de renovação das relações globais.

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, declarou que a aliança agora pretende “impulsionar os gastos e a produção em defesa” com Trump no comando da Casa Branca.

“Minhas calorosas felicitações ao presidente Trump e ao vice-presidente JD Vance. Juntos podemos alcançar a paz por meio da força”, afirmou em publicação na rede social X.

Líderes da União Europeia também manifestaram entusiasmo com o retorno do republicano à Casa Branca. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, destacou a necessidade de enfrentar desafios globais conjuntamente.

“Juntos, nossas sociedades podem alcançar maior prosperidade e fortalecer sua segurança comum. Essa é a força duradoura da parceria transatlântica”, pontuou.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, que tentará se manter no cargo nas eleições de fevereiro, também se pronunciou, reforçando a parceria entre os dois países.

“Os EUA são nosso aliado mais próximo e o objetivo de nossa política é sempre uma boa relação transatlântica”, afirmou.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer, do Partido Trabalhista, gravou uma mensagem em vídeo celebrando a “relação especial” entre os dois países e expressou confiança na continuidade dessa amizade.

“Por séculos, a relação entre nossas duas nações tem sido marcada por colaboração, cooperação e uma parceria duradoura. Juntos, defendemos o mundo da tirania e trabalhamos pela nossa segurança e prosperidade mútuas. Com o afeto duradouro do Presidente Trump e os laços históricos com o Reino Unido, sei que essa profunda amizade continuará”, disse.

Na Ásia, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, felicitou Trump e destacou o compromisso conjunto por um Indo-Pacífico livre e aberto. Da Índia, o premiê Narendra Modi reforçou a importância da cooperação entre as nações e celebrou a posse como um momento “histórico”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mencionou a política de “paz pela força” anunciada por Trump como uma oportunidade para alcançar uma “paz duradoura” em meio ao conflito com a Rússia.

“O presidente Trump é sempre decisivo, e sua política oferece uma oportunidade de fortalecer a liderança americana e alcançar uma paz justa”, disse.

Líderes do Oriente Médio, como Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, também enviaram mensagens calorosas. Netanyahu agradeceu o esforço dos EUA na libertação de reféns israelenses e destacou a importância da parceria entre os dois países.

“Estou ansioso para trabalhar com você [Trump] para destruir as capacidades militares do Hamas e garantir que Gaza nunca mais represente uma ameaça a Israel”, afirmou.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, expressou apoio à proposta de Trump de encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Precisamos resolver essa questão o mais rápido possível. Desejo que o segundo mandato de Trump traga benefícios para toda a humanidade”, declarou.

Na América Latina, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Trump e ressaltou os laços históricos entre Brasil e Estados Unidos, enfatizando o “respeito mútuo”.

“Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, disse.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

pressão sobre Lula anima oposição brasileira

A posse de Donald Trump como presidente dos...

Otan turbinará gastos em defesa após Trump assumir

Mark Rutte, secretário-geral da Otan, a aliança militar...

Familiares e amigos se despedem de Léo Batista

Corpo foi velado na sede do Botafogo, no...