O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) informou, nesta terça-feira (22), que o macaco bugio (Alouatta belzebul), que foi capturado no município de Satuba, na Região Metropolitana de Maceió, apresenta perfeitas condições de saúde e deverá ser reintroduzido à natureza.
Enquanto isso não acontece, o animal ficará em um recinto de aclimatação situado na região Sul de Alagoas, onde recebe os devidos cuidados.
Leia também
De acordo com o IMA, o macaco foi capturado nessa segunda-feira (21) e levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió, onde o animal ficou em observação.
O IMA informou ainda que “todos os procedimentos foram feitos de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas do Nordeste”.
O CASO
O macaco bugio vinha chamando a atenção dos moradores da zona rural de Satuba. Nos últimos dias, ele costumava aparecer em cima dos telhados das casas da região, deixando as pessoas apreensivas.