Maceió ganhará banheiros públicos autolimpantes em pontos estratégicos, de acordo com a prefeitura da capital. Nessa primeira fase do projeto, serão instaladas unidades no Centro, Vergel do Lago, Mirante da Santa Amélia e Parque do Centenário.
A iniciativa é implementada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e pela Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi). Os banheiros higienizam, de forma automatizada, o vaso sanitário, lavando o piso e aromatizando o ambiente em apenas 15 segundos após cada uso.
Leia também
De acordo com a prefeitura de Maceió, os banheiros autolimpantes reduzem o consumo de água em até 80% em comparação às descargas tradicionais, utilizando apenas 2 litros por uso. Segundo Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, a iniciativa irá contribuir com a qualidade de vida dos maceioenses.
“[…] É algo inovador, que deixa a cidade mais moderna, atrativa e confortável para quem transita”, destaca Teófilo.
Características dos equipamentos
Os banheiros contam com sensores que detectam a presença de pessoas, ativando a limpeza de forma automatizada. Além disso, possuem horários de funcionamento ajustados às demandas locais e capacidade para atender um grande volume de usuários diariamente.
Além da capital alagoana, cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Belo Horizonte adotaram essas unidades automatizadas.