O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou por meio de um comunicado nesta sexta-feira (13) a escolha do aliado centrista de longa data François Bayrou como novo primeiro-ministro do país.
Bayrou, de 73 anos, se tornará o quarto chefe de governo a assumir o cargo somente neste ano, substituindo o conservador Michel Barnier, nove dias após uma votação de desconfiança ter derrubado seu Executivo, o mais curto do país desde a Segunda Guerra Mundial.
O gabinete de Macron disse no comunicado que “Bayrou foi encarregado de formar um novo governo”. O presidente francês afirmou recentemente em um discurso à nação que deve permanecer no cargo até o fim de seu mandato em 2027.
A força macronista enfrenta uma forte rejeição no governo, com partidos pedindo sua renúncia desde a derrubada de Barnier na semana passada. A aliança centrista de Macron não tem maioria no Parlamento francês e o novo premiê Bayrou terá a difícil missão de negociar com a esquerda e a direita para conseguir alguma estabilidade no poder. Segundo a agência Associated Press (AP), espera-se que alguns conservadores façam parte do novo governo.