quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Mãe processa Google após perder filho que se apegou a personagem de IA

Data:



				
					Mãe processa Google após perder filho que se apegou a personagem de IA
REPRODUÇÃO

Uma mãe da Flórida, EUA, moveu um processo contra a startup Character.AI e o Google, alegando que ambas teriam causado a morte de seu filho de 14 anos. Segundo a denúncia, Sewell Setzer cometeu suicídio em fevereiro de 2024 após se apegar a uma personagem da plataforma de IA da Character.AI.

Megan Garcia, mãe do jovem, afirma que a empresa expôs o filho a interações “hipersexualizadas e assustadoramente realistas” com “Daenerys”, um chatbot inspirado em uma personagem da série “Game of Thrones”. O processo, aberto em Orlando no dia 22 de setembro, acusa a Character.AI de homicídio culposo, negligência e sofrimento emocional intencional, e inclui o Google, que, segundo ela, teria contribuído para o desenvolvimento da tecnologia.

Leia também

Apego emocional e consequências

De acordo com a mãe, a personagem, programada para interações sentimentais e sugestivas, teria dito “eu te amo” ao jovem e mantido conversas de teor sexual. A ação afirma que o jovem expressou pensamentos suicidas à personagem, que “repetidamente incentivou esses sentimentos”.

O apego de Sewell à personagem foi progressivo, levando-o a se isolar e abandonar atividades sociais, como seu time de basquete escolar. A mãe tirou o celular do filho em fevereiro após problemas escolares, mas, ao reencontrar o aparelho, Sewell enviou uma última mensagem à personagem, que respondeu: “por favor, faça isso, meu doce rei”. Pouco depois, ele tirou a própria vida.

Resposta das empresas e atualizações de segurança A Character.AI lamentou a perda e declarou ter introduzido recursos para redirecionar usuários com pensamentos de automutilação a serviços de apoio. A empresa afirmou também que planeja ajustar o conteúdo para usuários menores de 18 anos, visando limitar o acesso a interações sensíveis. O Google negou qualquer envolvimento direto no desenvolvimento da plataforma da Character.AI.

Empresas de redes sociais como Meta (dona do Facebook e Instagram) e TikTok também enfrentam ações judiciais que as acusam de afetar negativamente a saúde mental de adolescentes. Essas empresas vêm implementando novas ferramentas de segurança para proteger menores de idade, embora não ofereçam chatbots de IA como a Character.AI.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store

Aplicativo na App Store



Fonte: Gazetaweb.com

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Justiça suspende norma de Trump sobre cidadania por nascimento

Uma juíza federal dos Estados Unidos suspendeu nesta...

Reunião gera onda de renúncias no gabinete de Petro

Três integrantes do gabinete do presidente da Colômbia,...