O momento pode até não ser dos mais estáveis para a RBR, terceira colocada em um Mundial dominado pela McLaren desde o início da temporada. Ainda assim, Max Verstappen, vencedor do GP do Japão neste domingo, segue vivo na briga pelo campeonato da F1 – fato que não é surpresa para o líder Lando Norris.
– Sinto que recebo muitas perguntas do tipo: “Você está surpreso com Max?” quando ele faz um dia como o de ontem ou uma corrida como a de hoje. As pessoas sempre esperam que eu diga que sim, mas acho que não há motivo para isso. Nunca me surpreendi. Quando você está no carro, sabe o que é bom e o que não é. E acho que não preciso que ninguém me diga o que Max é capaz de fazer, ou se eu deveria pensar nisso ou naquilo – disse o piloto britânico na coletiva após a prova deste domingo.
Leia também
O triunfo deixou Verstappen a apenas um ponto de alcançar a liderança do campeonato de pilotos, ao passo em que sua equipe, a RBR, está a 50 da líder McLaren no Mundial de construtores. Essa foi a primeira conquista do holandês em 2025, e a primeira desde o GP do Catar em dezembro do ano passado.
Mesmo assim, o histórico recente não deixa dúvidas: Max ainda pode ser uma ameaça para a equipe inglesa. Em 2024, ano do título da McLaren, Verstappen foi além das limitações do carro da RBR e garantiu o campeonato de pilotos ao vencer o duelo contra Norris.
– Sei o quanto ele é bom desde que, sabe, apertamos as mãos em 2015 ou algo assim, ou em 2014; e eu tinha metade da altura que tenho agora. As pessoas parecem chocadas quando eu digo que não estou surpreso e tudo mais, mas eu sei o quanto ele é bom. Sei do que ele é capaz de fazer. Então, eu diria que nada mais é uma surpresa. Mas, ainda acredito que teremos algumas boas corridas, que poderemos nos enfrentar; e em alguns dias, ele sairá na frente e, em outros, eu – adicionou Norris, que lidera o Mundial da F1 pela primeira vez na carreira.
O triunfo de Verstappen neste domingo, porém, não foi com uma margem tão grande: só 1s2 separaram os dois pilotos. Ainda assim, a modesta desvantagem foi suficiente para impedir o avanço de Norris; após a corrida, ele chegou a dizer que perdeu a corrida ainda no sábado da classificação que confirmou a pole position do holandês.
– Consegui ver Max claramente durante toda a corrida, mas não consegui fazer nenhuma incursão a partir daquele ponto. Por isso, o fato de ele estar com o ar limpo foi o suficiente para ele ficar naquela posição; ele também não cometeu nenhum erro, fez uma boa corrida. Olhando para trás, a corrida foi vencida ontem; sempre sabemos que quanto melhor a posição de largada, maior a chance de vitória – observou Norris.
Em três corridas já completadas nesta temporada, a F1 tem três vencedores diferentes: Norris, no GP da Austrália; Piastri, no GP da China, e agora Verstappen, no GP do Japão. E no próximo destino do campeonato da F1, o Bahrein, Max tem um histórico melhor: duas vitórias e quatro pódios.