O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou neste sábado (14) que tropas norte-coreanas já estão participando diretamente dos combates na região parcialmente ocupada por militares ucranianos de Kursk, na Rússia.
“No momento, eles estão apenas ali [em Kursk]. Mas temos informações de que sua implantação em outras frentes também é possível. As perdas já estão ocorrendo”, declarou Zelensky por meio de um vídeo veiculado pelo noticiário ucraniano.
Para Zelensky, a presença dos norte-coreanos em Kursk representa uma escalada no conflito. O líder ucraniano disse que, com este movimento, Putin ignora qualquer chance de negociação para o fim da guerra.
“Se isso não é escalada, então o que seria essa escalada de que tantos falaram? É o próprio Putin quem toma medidas para expandir e prolongar esta guerra. Ele é quem está impedindo a paz. E ele quer criar mais problemas para o mundo na Ásia. É por isso que os russos estão treinando os norte-coreanos em guerra moderna”, afirmou o presidente ucraniano.
O líder ucraniano reforçou que a Ucrânia está determinada a se defender de todas as ameaças, incluindo a nova presença das forças norte-coreanas no front. Ele também reiterou o compromisso de Kiev com a cooperação internacional para garantir o fim do conflito.
“Nós vamos nos defender, inclusive contra os soldados norte-coreanos. Continuaremos a agir em coordenação com todos os nossos parceiros para parar esta guerra — para pará-la de forma segura, com uma paz garantida”, concluiu.