spot_imgspot_img

Outubro Rosa: Saúde promove combate ao câncer de mama no Centro de Maceió


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Mulher e Rede Cegonha, promoveu na manhã desta sexta-feira (6) uma ação de prevenção e promoção à saúde da mulher no Centro de Maceió. 

A atividade, que faz parte do cronograma da campanha do Outubro Rosa –  mês da conscientização e prevenção do câncer de mama, teve o intuito de realizar solicitações de mamografia para o público feminino. No formato de busca ativa, a equipe do órgão mobilizou  mulheres no local  para receberem informações, orientações e  encaminhamentos para realizar o exame preventivo com a autorização da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, também foram realizadas orientações referente à saúde bucal, distribuição de escovas de dente, além de recomendações e informações sobre atividade física e seus benefícios. De forma dinâmica e descontraída as mulheres foram informadas sobre a importância dos exames anuais preventivos, diagnóstico precoce, seus direitos e locais para realizar os exames de mamografia. 

A ação, que aconteceu no Centro da capital alagoana, teve apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que realizará no fim da tarde um evento musical, intitulado Happy Hour Rosa, dentro do programa Sextou no Centro, que traz exposição de fotos de mulheres que venceram o câncer de mama, após diagnóstico precoce e tratamento. 

“Para ser atendida a maceioense compareceu na tenda da saúde entre e foi disponibilizada para ela a solicitação da mamografia, com a apresentação do cartão do SUS e documento com foto em mãos. Em casos de ausência, foi permitido apenas o Registro Geral (RG), a fim de facilitar  os serviços. Vale salientar que a ação no  Centro de Maceió só acontece hoje até as 16h30”, destacou Suzangela Mendonça, coordenadora técnica de Saúde da Mulher e Rede Cegonha da SMS.

Participação das usuárias 

Luzenita  Amâncio, de 65 anos, é dona de casa e compareceu à tenda da saúde para solicitar seu exame de mamografia. “Fiquei sabendo pela TV da ação, resolvi ser atendida. É muito importante, eu sempre faço todo ano. Prevenir é a melhor coisa a se fazer”, afirma.

Maria de Fátima também esteve na tenda localizada no Centro da cidade para obter sua solicitação de mamografia e informou que anualmente realiza os exames preventivos, a fim de cuidar da saúde e incentivar as mulheres de sua família.

“É importante essa ação. Fui a primeira a chegar. É muito bom, pois podemos prevenir algo pior, quanto antes melhor, para ter um diagnóstico.  Não tenho casos na família, mas temos que ter prevenção, nunca se sabe o que acontece de fato no nosso corpo. É um período que gera facilidade para realizarmos exames assim e mobilizar todas as mulheres a cuidar da saúde”, destaca a dona de casa. 



Fonte: TNH1

spot_imgspot_img

Últimas

Leia também

spot_imgspot_img

Padre e companheiro são presos vendendo Viagra e afrodisíacos na Espanha

A Guarda Civil da Espanha prendeu o pároco da Igreja de...

Recalcular decisões de vida é mais difícil para pessoas pobres e negras

"Não foi positivo, mas foi necessário", define o fluminense Flávio Gomes,...

Empresa é condenada após gerente criticar aparência de ex-estagiária

A Justiça do Trabalho condenou uma concessionária de automóveis de Sorocaba...