Severino Carvalho / Agência Alagoas
Representantes da cadeia produtiva do leite em Alagoas prestaram, nesta segunda-feira (23), uma homenagem ao governador Paulo Dantas. A solenidade foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), em Maceió. O setor agradeceu ao governador pelo atendimento aos pleitos apresentados pela cadeia produtiva do leite, no tocante à padronização das atividades da categoria e ao aumento da competitividade com relação aos outros estados produtores. O ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho, representado pelo secretário executivo George Santoro, também foi homenageado.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Lacticínios do Estado de Alagoas (Sileal), Arthur Vasconcelos, afirmou que Alagoas possui hoje uma das melhores políticas tributárias do país de incentivo à produção leiteira. “A gente reconhece, com essa homenagem, que o estado de Alagoas avançou bastante nos últimos dez anos, com todas as ações que o Governo vem implementando de lá para cá. Isso é fruto de um trabalho entre a iniciativa privada e o poder público. A gente tem esse ambiente favorável ao crescimento”, observou Vasconcelos.
Ele e outros palestrantes, a exemplo de André Ramalho e André Gomes, apresentaram um diagnóstico e os avanços alcançados pela cadeia produtiva do leite em Alagoas. Frederico Sampaio, da Valedourado; e Klécio Santos, da Pindorama, traçaram um cenário da produção de sorgo no estado.
Investimentos e incentivos
Antes da solenidade, Paulo Dantas assinou 23 atos normativos e lançou o programa Cresce Alagoas, que fortalece o segmento leiteiro, estabelecendo incentivos às indústrias do segmento já instaladas no estado para que possam ampliar, reformar e renovar sua operação. Assim, elas passam a contar com as mesmas condições tributárias aplicadas a laticínios que iniciaram ou expandiram recentemente suas operações em Alagoas.
“Quero agradecer aos que fazem esse setor produtivo. Hoje estamos produzindo na ordem de 1,6 milhão de litros de leite diariamente. Alagoas vem avançando geneticamente, expandindo em tecnologia e inovação. Essa produção precisa ser mantida e ampliada. Para isso, temos de promover o setor que, como sempre digo, é extremamente democrático”, destacou Paulo Dantas.
O governador revelou, durante o encontro com o setor produtivo, que esteve recentemente reunido com representantes do Grupo Alvoar Lácteos – detentor das marcas Betânia, Embaré e Camponesa. Estes anunciaram a instalação, em breve, de uma unidade em Alagoas.
“Trata-se de uma indústria importante que vai comprar o leite produzido aqui no estado e, por essa razão, temos de estimular a produção, na medida que temos muitas indústrias e muitos empresários dispostos a investir em Alagoas”, observou Paulo Dantas, anunciando mais investimentos para a Bacia Leiteira.
De acordo com ele, o Governo do Estado vai levar uma adutora de água bruta para o município de Batalha, cortando os municípios de São José da Tapera, Olho D´Água das Flores, Moteirópolis e Jacaré dos Homens.
“Vamos fazer um polo industrial em Batalha e levar a Algás para o município. Já temos um grupo de trabalho fazendo essa discussão com o presidente Aldemar (Monteiro) da CPLA (Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas). Há viabilidade técnica, econômica e financeira para fazermos esses investimentos. Então, quando a gente tem boas rodovias, oferta de água, energia, mão de obra qualificada, incentivo fiscal e locacional, tem todas as condições para desenvolver e fortalecer a região e o setor produtivo”, arrematou o governador.
Também participaram da solenidade o presidente da FIEA, José Carlos Lyra; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida; da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva; do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages; os secretários de Estado de Governo, Vitor Pereira; da Fazenda, Renata Santos; da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues; a procuradora-geral do Estado de Alagoas, Samya Suruagy; dentre outras autoridades.