Penedo encanta participantes da 8º ECriativa

 Penedo encanta participantes da 8º ECriativa


A hospitalidade e o carinho do povo penedense conquistaram os representantes da Rede de Cidades Criativas Brasileiras que participaram do 8º ECriativa, encontro dos 14 municípios do país que integram a rede mundial da Unesco, entre eles Penedo.

A receptividade foi destacada por Marcelo Barros, coordenador geral da RBCC. “O mais marcante foi a própria cidade-sede. Além de encantar com suas belezas naturais e históricas, Penedo nos fez vivenciar durante a preparação e, sobretudo, durante a execução do ECriativa, seu maior patrimônio: o afeto de uma cidade criativa. Todos fomos transformados pelo sorriso da cidade, materializado no sorriso e no espírito acolhedor do povo penedense”.

O município-polo da região do Baixo São Francisco, inclusive para Sergipe, foi também capital das cidades criativas brasileiras entre os dias 10 e 12 de abril, agenda de trabalho simultânea da 4ª Festa Literária de Penedo e comemoração dos 389 anos de elevação do povoado ribeirinho à vila.

Marcelo Barros acrescenta que o encontro semestral da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO também superou todas as expectativas, analisando políticas públicas na área da economia criativa e ampliando a colaboração entre as integrantes, inclusive no aspecto territorial.

“Nós definimos a criação de um modelo enxuto e eficaz de comitê gestor e de uma rede de laboratórios de inovação na economia criativa em cada cidade, a criação de um repositório de projetos e de empreendimentos de economia criativa das cidades no portal da RBCC e a criação de um grupo especial de trabalho liderado pelas cidades do Design (Brasília, Curitiba e Fortaleza) para desenvolver a identidade visual da rede”, informa o coordenador que representa Campina Grande-PB entre as cidades criativas do Brasil.

Para Jair Galvão, Secretário Municipal de Turismo e Economia Criativa, o 8º ECriativa “foram dias de debates significativos para Penedo e todo o país, já que tivemos a oportunidade de mostrar como a economia criativa da nossa cidade é pulsante, não apenas no cinema, mas em diversas expressões artísticas e culturais. Foi um dos maiores e melhores encontros já realizados”, afirma o representante da gestão cujo slogan – Inovação e Crescimento – é aplicado na prática.

“A Prefeitura de Penedo se orgulha em ter sediado um evento de tamanha relevância”, acrescenta Jair Galvão, agradecendo o apoio irrestrito do Prefeito Ronaldo Lopes aos trabalhos que resgatam o protagonismo de Penedo, cidade criativa na área de cinema na rede da Unesco.

Parceira de primeira linha da conquista do município alagoano com o selo cinema em nível mundial, Raquel Junqueira disse que participar da ECriativa em Penedo tem um valor muito importante.

“É a quarta vez que eu vou a Penedo e acho que o potencial dessa cidade linda para seu crescimento na área cinematográfica e em todas as áreas criativas é muito grande. Eu estou muito, muito feliz por ter participado desse nosso encontro e mais feliz ainda por ter sido em Penedo”, afirma a responsável por liderar Santos-SP como cidade criativa em cinema, a primeira do Brasil selecionado pela Unesco nessa categoria entre os sete setores da economia criativa contemplados na rede (Artesanato e Arte Folclórica, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Mídia e Música).

Ao final do encontro, a RBCC também definiu as próximas cidades anfitriãs dos ECriativas em 2026, encontros que serão realizados em Florianópolis-SC e São Paulo-SP.

Texto Fernando Vinícius

Fotos Deywesson Duarte

 





Fonte: AMA

Leia Também

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *