A cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para ocorrer nesta segunda-feira (20), será realizada no interior do Capitólio, na Rotunda, em Washington, D.C., devido à intensa onda de frio que atinge a capital americana e boa parte do país. A decisão representa uma mudança rara em relação à tradição de realizar o evento ao ar livre, na área externa do Capitólio, entre a sede do Poder Legislativo e o obelisco, na área do National Mall.
A previsão meteorológica indica temperaturas de até -6 ºC, com sensação térmica ainda mais baixa por conta do vento. Segundo informações do New York Times, a última vez que uma posse presidencial foi realizada dentro do Capitólio foi em 1985, durante o segundo mandato de Ronald Reagan (1981-1989), quando condições climáticas semelhantes afetaram a capital americana.
Em uma declaração publicada em sua rede social, a Truth Social, Trump explicou sua decisão: “É minha obrigação proteger o povo do nosso país, mas, antes mesmo de começarmos, precisamos pensar na própria cerimônia de posse. A previsão do tempo para Washington, D.C., considerando o fator de sensação térmica, pode levar as temperaturas a recordes de frio severo. […] Não quero ver ninguém ferido ou prejudicado de forma alguma”.
O presidente eleito afirmou que todos os discursos, orações e o juramento de posse ocorrerão na Rotunda do Capitólio. Além disso, Trump ressaltou que a ocasião será “igualmente memorável”, com transmissões ao vivo e eventos paralelos.
“Ordenei que o discurso de posse, além das orações e outros discursos, sejam realizados na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos, como foi feito por Ronald Reagan em 1985, também devido ao clima extremamente frio. As diversas autoridades e convidados serão levados ao Capitólio. Esta será uma experiência muito bonita para todos, especialmente para o grande público que assistirá pela TV!”, destacou.
Para acomodar o público que planejava acompanhar o evento presencialmente, Trump anunciou a abertura da arena Capital One em Washington, onde a cerimônia será exibida ao vivo. O republicano disse que participará das celebrações no local após o tomar posse. As festividades após o evento no Capitólio incluíram ainda o desfile presidencial e três bailes que serão realizados na noite de segunda-feira.
“Todos estarão seguros, todos estarão felizes, e juntos, vamos FAZER A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”, enfatizou Trump em sua mensagem.