O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), está internado no Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital mineira, com quadro de pneumonia e sinusite. A informação foi confirmada pela equipe médica que o acompanha no fim da tarde desta terça-feira (10).
Fuad voltou a ser hospitalizado poucos dias depois de receber alta para tratar dores nas pernas provocadas pela terapia contra o câncer. Ele havia deixado a unidade de saúde no último 28 de novembro.
Leia também
Segundo comunicado à imprensa, o prefeito teve necessidade de tratamento venoso com antibiótico e fisioterapia respiratória, mas já apresentou respostas clínica, laboratorial e radiológica favoráveis nos exames de controle.
Ainda de acordo com o documento, Fuad tem programação de alta nos próximos dias.
Cinco dias internado
Em 23 de novembro, o prefeito deu entrada no Mater Dei e passou cinco dias internado por causa de dores nas pernas provocadas pelo tratamento contra um linfoma não Hodgkin (LNH), câncer que tem origem nas células do sistema linfático (leia mais abaixo).
No último 28, um boletim médico informou que o prefeito havia apresentado uma melhora no quadro de saúde e intensificado o tratamento de fisioterapia para acelerar o processo de recuperação. Em seguida, a alta foi confirmada.
Linfoma não Hodgkin
Em julho deste ano, Fuad contou que, após exames de rotina, foi detectado um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH). Ele passou por uma cirurgia e, imediatamente, iniciou as terapias para combater a doença.
O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada.
O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças. Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar, dificultando o diagnóstico. Ele pode atingir crianças, adolescentes e adultos, mas é mais comum em idosos.
Em outubro, durante o período eleitoral, o prefeito informou que havia concluído o tratamento.