Prefeitura apresenta plano de segurança para festejos juninos no Benedito Bentes

 Prefeitura apresenta plano de segurança para festejos juninos no Benedito Bentes

Plano de segurança estruturado pela Prefeitura foi apresentado nesta segunda-feira (13). Foto: Celio Júnior/Secom Maceió

Planejamento da SMTT e da Semscs está pronto e será executado nas arenas montadas para os shows musicais

Thiago Gomes / Secom Maceió

Uma reunião na tarde desta segunda-feira (13), na Prefeitura de Maceió, apresentou detalhes do planejamento de segurança para o São João da capital, que começa oficialmente na quarta-feira (15), na arena instalada na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes.

‘Forró no Biu’ inicia nesta quarta (15) com 31 apresentações de artistas locais e nacionais

O planejamento para todos os dias de festa, elaborado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), já está pronto e deve garantir a tranquilidade de quem vai aproveitar a festa.

O órgão de trânsito vai mobilizar guarnições motorizadas para atuar dentro e no entorno dos espaços, fiscalizando possíveis estacionamentos irregulares, áreas proibidas de garagem, passeios públicos e fluxo de veículos pela contramão da via. No caso do Benedito Bentes, a frota de ônibus para o bairro terá um incremento de 50% nos dias em que o evento acontecer.

“Todo o planejamento está pronto e focou nos pontos de interdição das vias para a utilização dos espaços. Teremos reforço no transporte coletivo para atender aos que moram em outras regiões e que desejam chegar ao local da festa. Agora, é partir para a execução do plano com os nossos agentes, fiscais e viaturas para garantir a segurança viária e a mobilidade com eficácia”, destacou o superintendente da SMTT, André Costa.

Superintendente da SMTT, André Costa, divulga reforço na frota de ônibus e guarnições motorizadas para segurança viária. Foto: Celio Júnior / Secom Maceió
Superintendente da SMTT, André Costa, divulga reforço na frota de ônibus e guarnições motorizadas para segurança viária. Foto: Celio Júnior / Secom Maceió

A Semscs anunciou que vai dobrar o efetivo diário para atender a demanda do São João. Por cada noite, serão cerca de 100 guardas municipais que atuarão no suporte aos fiscais de posturas (fiscalização do comércio formal e informal) e na segurança dos forrozeiros de plantão.

“Além disso, contratamos 60 pessoas terceirizadas que servem como auxiliares da segurança pública municipal. Para os efetivos em folga, está disponível o Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV), um programa municipal que permite ao servidor trabalhar e receber um valor em dinheiro”, lembrou o secretário-adjunto da Semscs, Alex Pereira.

Cerca de 200 ambulantes que se cadastraram no edital da Prefeitura poderão trabalhar no São João do Benedito Bentes. Eles poderão comercializar qualquer tipo de comida e bebida, à exceção de churrascos em espetinhos de madeira e bebidas com vasilhames de vidro.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Hugo Lyra, ressaltou que a arena montada na parte alta para os festejos juninos segue todos os padrões de segurança. Serão quatro entradas, com saídas de emergência, sendo todo o espaço vigiado por seguranças privados e câmeras. O local tem rampas para melhor acessibilidade de cadeirantes. Lá, mais de 50 mil pessoas são esperadas por noite.

Representantes do Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Polícia Militar (PM), e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também foram convidados para a reunião e prometeram atuação no evento.

Mais Notícias