Siga-nos no Google Notícias

Premiê britânico confronta ditador chinês sobre direitos humanos

Data:


O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, ao lado do presidente da Argentina, Javier Milei, na abertura da Cúpula de Chefes de Estado do G20, no Brasil
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, ao lado do presidente da Argentina, Javier Milei, na abertura da Cúpula de Chefes de Estado do G20, no Brasil| Foto: EFE/ Antonio Lacerda

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, se reuniu com o ditador da China, Xi Jinping, nesta segunda-feira (18), antes da cúpula do G20, no Rio de Janeiro, ocasião na qual levantou duros questionamentos ao líder do gigante asiático.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, o premiê britânico queixou-se dos abusos de direitos humanos contra os uigures na província de Xianjing, bem como levantou preocupações sobre as constantes ameaças do regime chinês à Taiwan.

“Estou muito satisfeito que meu secretário de Relações Exteriores e o Ministro das Relações Exteriores Wang se encontraram recentemente para discutir preocupações mútuas, incluindo direitos humanos e sanções parlamentares, Taiwan, o Mar do Sul da China e nosso interesse compartilhado em Hong Kong”, afirmou Starmer no encontro bilateral.

O primeiro-ministro do Reino Unido aproveitou o momento para citar a prisão do ativista pró-democracia e empresário Jimmy Lai, em Hong Kong. “Estamos preocupados com os relatos sobre a deterioração da saúde de Jimmy Lai”, afirmou Starmer durante a reunião com o ditador Xi, nesta segunda-feira.

Lai foi acusado de sedição sob a lei de segurança imposta por Pequim no início deste ano no território de Hong Kong, cada vez mais controlado pelo regime chinês. Seu julgamento será retomado nesta quarta-feira (20).

Após o encontro, a China omitiu parte da conversa que os líderes tiveram, mencionando apenas que o ditador Xi Jinping dialogou com Keir Starmer sobre questões comerciais e investimentos de interesse mútuo.

Em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Pequim afirmou que, “embora as duas nações tenham valores e sistemas sociais diferentes, devem ver o desenvolvimento uma da outra de forma racional e objetiva”.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Saiba quem são as vítimas do serial killer preso em Maceió; ele planejava novas mortes

Uma série de assassinatos ligados a um...

Milei, Biden, Xi Jinping: confira fotos dos líderes mundiais no Brasil

Líderes das maiores economias mundiais estão reunidos no...

Opositores querem que UE solicite ordem de prisão contra Maduro

Membros da oposição da Venezuela que tiveram que...