Presidente Zelensky visita o leste da Ucrânia pela primeira vez desde o início da invasão russa

 Presidente Zelensky visita o leste da Ucrânia pela primeira vez desde o início da invasão russa

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em visita a cidade de Kharkiv — Foto: Assessoria da presidência/via REUTERS

Por: AFP

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou tropas na linha de frente na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, neste domingo (29), sua primeira aparição oficial fora da região de Kiev desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.

“Vocês arriscam suas vidas por todos nós e por nosso país”, o site do gabinete do presidente o citou como tendo dito aos soldados, acrescentando que ele distribuiu elogios e presentes.

O chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, escreveu no aplicativo Telegram que o presidente visitou prédios residenciais destruídos, observando que seus substitutos tiveram que ser construídos com abrigos antibombas.

Yermak acrescentou que 31% do território da região de Kharkiv está atualmente ocupado pela Rússia, e outros 5% foram retomados pela Ucrânia, tendo sido ocupados anteriormente.

“Há 2.229 casas destruídas em Kharkiv e em toda a região. Vamos restaurá-las, reconstruí-las e trazê-las de volta à vida. Em Kharkiv e em todas as outras cidades e vilas onde o mal veio”, declarou Zelensky em mensagem no Telegram.

Explosões na cidade

A agência de notícias Reuters informou que poucas horas após a visita de Zelensky à cidade, explosões foram ouvidas pelos moradores.

Mais Notícias