Cidades preparadas para o amanhã voltadas para uma cultura de eficiência na gestão. O projeto do sistema FIEA/Sesi/Senai e IEL foi apresentado aos prefeitos alagoanos na reunião da AMA para impulsionar o desenvolvimento. A ideia do presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade é oferecer os dados do observatório da indústria para a construção de cidades inovadoras.
A diretora de Educação e Tecnologia do sistema Sesi/Senai, Cristina Suruagy Nogueira apresentou a prefeitas e prefeitos as linhas de atuação que têm como foco a qualificação profissional, assessoria educacional e empreendedorismo inovador.
Através da oferta de cursos, a população pode fortalecer a cadeia produtiva local tendo opções de crescimento através da formação técnica.
Na educação a revisão dos planos municipais, o fortalecimento com foco em resultados na aprendizagem e ações voltadas à liderança pedagógica podem fazer a diferença de forma estratégica.
Ao se voltar ao empreendedorismo, o município pode ser um grande interlocutor no estímulo da geração de renda através de negócios sustentáveis, através das mentorias de soluções oferecidas pelo Senai.
O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão, ressaltou a importância e a necessidade da profissionalização e destacou a expertise do sistema FIEA com as ofertas nos territórios que pode oferecer uma taxa de empregabilidade superior a 86%.
Prefeito de Pão de Açúcar e vice presidente, Jorge Dantas disse que, na cidade, após dois cursos oferecidos, as pessoas se tornaram empreendedoras e hoje prestam serviço a prefeitura. De Maravilha, o prefeito Antônio Jorge Nino acredita que são essas parcerias que vão realmente permitir aos gestores que as cidades possam de voltar para um amanhã mais profissional e menos dependente dos empregos da prefeitura.
Fonte: AMA