O whey protein é um suplemento extraído do soro do leite que contribui para o aporte nutricional, ganho de massa magra e controle de peso, entre outras vantagens. Por isso, a suplementação de proteína é muito consumida antes ou depois do treino.
Como a atividade física é benéfica em qualquer horário do dia, fica a dúvida: qual o horário ideal para tomar o whey protein e potencializar os benefícios? De acordo com a médica nutróloga Marcella Garcez, a resposta depende dos objetivos individuais e da rotina alimentar.
Leia também
“O whey protein é comumente associado ao pós-treino devido à sua rápida absorção e capacidade de promover a recuperação muscular. Porém, ele pode ser consumido em outros momentos do dia para atender às necessidades diárias de proteínas.”
A nutróloga Marcella lista ao Metrópoles os diferentes tipos de uso do whey e seus benefícios:
- Pela manhã: útil para interromper o catabolismo após o jejum noturno;
- Entre as refeições: complementa a ingestão proteica em dietas que necessitam de maior aporte de proteínas;
- Antes de dormir: promove a liberação sustentada de aminoácidos durante o sono;
- Pós-treino: ideal para maximizar a síntese proteica muscular e acelerar a recuperação.
A nutricionista Daniela Lasman enfatiza que o whey protein pode ser consumido em qualquer momento do dia. A profissional, no entanto, faz um alerta importante.
“Consumir whey próximo de uma grande refeição, como almoço e jantar, pode aumentar o aporte proteico de forma desnecessária. Então, acho que essa é uma observação válida porque, nesses casos, a pessoa poderia não ter uma boa absorção de proteína”, explica ao Metrópoles.
Whey pós-treino
Para aqueles que preferem consumir whey protein antes do treino, a nutróloga Marcella recomenda 30 a 60 minutos antes dos exercícios para garantir que os aminoácidos estejam disponíveis durante o exercício. Mas, isso depende da digestibilidade e da combinação com outros alimentos.
“Se tomar somente whey: 30 minutos antes são suficientes devido à rápida absorção do suplemento. Se consumir o whey com carboidratos ou gorduras, é necessário um intervalo maior, entre 45 a 60 minutos, pois a adição de outros nutrientes pode retardar a digestão”, afirma Marcella.
Produto “coringa”
O whey protein está na rotina alimentar de vários adeptos da musculação, sendo um dos suplementos queridinhos dos atletas. Apesar dos múltiplos benefícios, a nutricionista Daniela Lasman ressalta que o produto serve como um coringa na alimentação.
“É uma forma prática de incluir proteína na dieta. Mas, podemos contar com outras fontes proteicas para variar com o whey protein. Não precisa ser nada mirabolante, a alimentação saudável inclui uma alimentação balanceada, diversificada e sem monotonia.”