“Estava no fundo do poço da minha autoestima”. Esta é a conclusão a que chega Bru Cramer ao ver suas fotos antes de eliminar 23 dos quase 100 quilos que pesava. Ela sempre foi magra, mas ao engravidar começou a engordar e nada do que fazia a levava ao corpo que tinha.
“Eu engordei muito durante a gravidez, estava me sentindo desconectada de mim mesma, fiz uma lipo em seguida, que não durou nada, porque o problema estava na minha cabeça”, diz ela, que hoje é seguida por quase 180 mil pessoas no Instagram, a maioria em busca de inspiração para começar uma dieta e mudar os hábitos.
Foi o que ela começou a fazer, no esquema um dia de cada vez, há três anos, após uma longa e demorada olhada no espelho e se deparar com a verdade que insistia em mascarar.
“Um dia, me olhei no espelho e pensei: ‘Não dá mais, preciso me organizar’. Percebi que minha rotina, alimentação, tudo estava fora de controle. Foi aí que decidi buscar ajuda. Primeiro com desenvolvimento pessoal e depois desse start tudo começar a mudar”, conta.
Cunhada de Ronaldinho Gaúcho (ela é cada com Roberto Assis), Bru é a responsável pelas mídias sociais do ex-jogador, algo que também ajudou no processo de emagrecimento, já que o craque nunca parou de se cuidar.
Primeiro, ela mudou sua relação com a comida, depois adorou a academia como uma religião.
“Aceitei que não existe milagre. Adotei uma dieta simples, baseada em comida de verdade, sem invenções, e comecei a me exercitar de forma consistente. Transformei isso em um compromisso inegociável. Também aprendi a viver com equilíbrio, sem radicalismos: me permito comer algo que gosto, mas com consciência. Mais importante que o resultado, foi valorizar o processo e a mudança de hábitos”, avalia.
Hoje ela prioriza o equilíbrio e dá conselhos para outras mulheres que estão passando pelo que passou. Vivendo a maior parte do tempo em Miami, no último fim de semana, ela promoveu um evento fitness em sua mansão, em Porto Alegre, onde vai passar o Natal:
“É muito gratificante promover saúde e influenciar essas mulheres a encontrarem suas melhores versões. Eu me sinto realizada ao vê-las mais confiantes e felizes”.
Bru aproveita para desmistificar o pânico que muita gente de dieta sente com a proximidade das festas de fim de ano.
“Gestão da ansiedade, autoconhecimento pra saber o que te motiva e planejamento são fundamentais. Aproveite as festas, mas sem exageros. Dá pra curtir sem perder o foco, sabe? Coma o que gosta, mas sem excessos. E, se sair da linha em um dia, volta à rotina no seguinte, sem culpa. O que importa é a constância, e não deixar momentos especiais atrapalharem o seu progresso. Não é uma ceia que engorda. O que engorda são os outros 363 dias que não têm ceia”, ensina, ela que pesa hoje 66 kg.