sexta-feira, 21 março 2025

Rússia e EUA se reunirão nesta terça para discutir guerra

Data:



O Kremlin anunciou uma reunião entre representantes da Rússia e dos Estados Unidos em Riad, capital da Arábia Saudita, nesta terça-feira (18), que, entre outros assuntos, abordará os preparativos para uma cúpula entre o ditador russo Vladimir Putin e o presidente americano Donald Trump, além de futuras negociações de paz na Ucrânia.

Por ordem de Putin, Moscou será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e pelo conselheiro do Kremlin, Yuri Ushakov, que já partiram para Riad, segundo disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em sua coletiva de imprensa diária por telefone.

“Eles devem realizar uma reunião com os americanos em Riad na terça-feira, que se concentrará principalmente no restabelecimento de todo o espectro das relações russo-americanas”, informou Peskov.

O porta-voz acrescentou que a reunião também será dedicada à “preparação de possíveis negociações para um acordo na Ucrânia e à organização da reunião” entre Putin e Trump.

O presidente americano confirmou neste domingo (16) que acredita que poderá se encontrar “muito em breve” com o ditador russo.

Ainda neste domingo, o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse que uma delegação americana viajaria em breve para a Arábia Saudita para se encontrar com autoridades russas. A imprensa americana relatou que o conselheiro de Segurança Nacional, Michael Waltz, e o próprio Witkoff devem participar das negociações em Riad.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, chegou nesta segunda-feira a Riad para a nova etapa de sua primeira viagem ao Oriente Médio, uma questão que o Kremlin também espera que seja discutida na reunião desta terça-feira.

Uma delegação da Ucrânia, liderada pelo presidente Volodymyr Zelensky, também estará presente no país, embora não esteja claro se participará dessas negociações.

Trump anunciou na última quarta-feira, após uma conversa por telefone com Putin, um acordo para iniciar negociações de paz na Ucrânia sem a Europa, o que indignou Bruxelas e Kiev, que disseram que não aceitarão um acordo “pelas costas”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também anunciou uma reunião com outros sete líderes europeus em Paris nesta segunda-feira em uma cúpula sobre segurança na Europa e a guerra na Ucrânia.

Em um comunicado, o Palácio do Eliseu, sede do governo francês, confirmou que também estarão presentes o presidente do Conselho Europeu, António Costa; a da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.

Além da anfitriã França, estarão presentes chefes de Estado e de governo de Alemanha, Reino Unido, Itália, Polônia, Espanha, Holanda e Dinamarca.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Liga repudia declaração racista de presidente da Conmebol; Flamengo não assina

Liga repudia declaração racista de presidente da Conmebol;...

AGU processa médico que apontou mamografia como causadora de câncer

Mattos tem 1,3 milhão de seguidores no Instagram...

Criminosos suspeitos de estuprar homem de 27 anos em Dois Riachos podem ter fugido para Pernambuco

Criminosos suspeitos de estuprar homem de 27 anos...

Casarão desaba no centro do Rio de Janeiro; uma pessoa morre

Desabamento ocorreu em uma edificação residencial na rua...