quarta-feira, 19 março 2025

Scholz e ONU rebatem fala de Trump sobre Zelensky

Data:



O chanceler alemão, Olaf Scholz, e o Secretariado Geral das Nações Unidas rebateram nesta quarta-feira (19) as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Trump fez um post em suas redes sociais com críticas a Zelensky, onde chegou a chamar o ucraniano de “ditador” pela falta de eleições no país.

Scholz classificou as palavras de Trump como “simplesmente falsas e perigosas”. O chanceler argumentou que Zelensky foi democraticamente eleito e que a ausência de eleições regulares se deve à lei marcial imposta na Ucrânia por causa da guerra.

“É correto que Volodymyr Zelensky seja o chefe de Estado eleito da Ucrânia. O fato de que eleições regulares não podem ser realizadas no meio de uma guerra está de acordo com a Constituição ucraniana e a lei eleitoral. Ninguém deve afirmar o contrário”, disse Scholz à revista alemã Der Spiegel.

Por sua vez, o porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, também reforçou a legitimidade de Zelensky. “O presidente Volodymyr Zelensky assumiu o cargo depois de uma eleição devidamente realizada”, afirmou Stéphane Dujarric, ao ser questionado sobre o comentário de Trump.

A eleição presidencial na Ucrânia deveria ocorrer entre março e abril de 2024, mas foi adiada devido à imposição da lei marcial, o que impossibilita a realização do pleito. Zelensky já havia declarado anteriormente que eleições durante a guerra, iniciada pela invasão russa, seriam inviáveis, tanto pela segurança do processo quanto pela situação de milhões de cidadãos deslocados.

Em seu post desta quarta-feira, Trump reiterou sua visão de que a Ucrânia deveria ter buscado um acordo com Moscou antes da escalada do conflito. Nesta terça-feira (18), o presidente americano afirmou durante coletiva que Zelensky foi “grosseiramente incompetente” em negociações e que a guerra contra a Rússia “poderia ter sido evitada”.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Ministra defende que investigar atos golpistas não viola direitos

Macaé Evaristo criticou anúncio de licenciamento de Eduardo...

Ministra da Cultura terá que explicar na Justiça shows pagos por prefeituras

Ação foi movida por ex-conselheiro da Comissão de...

TJD-AL nega pedido de anulação da final do Alagoano 2025 e título do CRB está mantido

TJD-AL nega pedido de anulação da final do...

Dólar emplaca 7ª queda seguida e fecha em R$ 5,64, após Fed e à espera do Copom; Ibovespa sobe

Dólar emplaca 7ª queda seguida e fecha em...