domingo, 9 fevereiro 2025

Segundo voo da Operação Cedro chega a São Paulo

Data:


O segundo voo da operação Raízes do Cedro aterrissou nesta terça-feira, às 6h58, com 227 passageiros e três animais de estimação, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. São repatriados em fuga da guerra entre Israel e o grupo xiita Hezbollah, no Líbano, que fez 1.400 vítimas e tirou 1,5 milhão de libaneses do local ondem vivem.

No domingo (6) foi feito o primeiro voo da operação, com 228 repatriados. De acordo com o governo, aproximadamente 3 mil pessoas no Líbano solicitaram apoio do Brasil para deixar o país. A aeronave KC-30, que fez escala em Portugal para reabastecimento tanto na ida quanto na volta, também levou ao Líbano insumos de saúde doados pelo governo brasileiro.

A Operação Cedro, segundo o comando da Aeronáutica, terá caráter contínuo. No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao recepcionar os repatriados, disse que o Brasil “não medirá esforços para trazer todos os brasileiros, ou parentes de brasileiros, que estão no Líbano e desejam vir ao país”.

A estimativa é que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano. As Forças Armadas de Israel intensificaram os ataques ao Hezbollah na última semana, abrindo nova frente de conflitos que já acontecia na Palestina.

Ontem (7) fez um ano do ataque surpresa do grupo Hamas a israelenses nos territórios ocupados por Israel, na fronteira entre os dois países, dando origem ao conflito que desestabilizou ainda mais as frágeis relações entre as nações do Oriente Médio.



Fonte: EBC – Agência Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Governo Trump corta equipe de defesa de influência estrangeira

Uma medida indicada pelo governo de Donald Trump,...

Casal morre após acidente de moto em São Sebastião; condutor está em estado grave

Casal morre após acidente de moto em São...

Mãe denuncia creche após bebê voltar com mordidas para casa. Veja

Mãe denuncia creche após bebê voltar com mordidas...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio está estimado em R$ 47 milhões

Números sorteados foram: 06 - 10 - 20...