Socorristas do Samu realizam parto na Grota do Mocambo, em Maceió

 Socorristas do Samu realizam parto na Grota do Mocambo, em Maceió

Thyeres Medeiros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou, na manhã desta quinta-feira (9), um parto natural de uma menina na Grota do Mocambo, no bairro Benedito Bentes, em Maceió. A ligação para o número 192 foi realizada às 7 horas da manhã e uma equipe de motolância foi deslocada para realizar os primeiros procedimentos na gestante, de 22 anos.

Antes mesmo da chegada da Unidade de Suporte Básico (USB), ambulância que foi liberada em seguida e que encaminharia a mãe para realizar o procedimento numa Unidade de Saúde adequada, a criança veio ao mundo ainda em casa e com o apoio dos motossocorristas. A gestação estava na 37ª semana, mas apesar de não ter completado os nove meses esperados, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, os partos neste período não são mais considerados prematuros.

Depois do procedimento realizado ainda na casa da paciente, a mãe e a criança recém-nascida foram encaminhadas a bordo da USB para o Hospital Veredas, onde realizou exames e os procedimentos cabíveis. De acordo com o socorrista do Samu, Kedson Alves, que é técnico de enfermagem, apesar parto inesperado, o quadro geral da mãe e da criança recém-nascida é estável. “Foi um parto tranquilo e fizemos o encaminhamento hospitalar sem intercorrências. O local tinha uma certa dificuldade de acesso, mas realizamos os procedimentos e estamos prontos para atender em qualquer lugar que for necessário”, explicou o socorrista.

Mais Notícias