O novo ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad al-Shaybani, recebeu um telefonema nesta sexta-feira (27) do chanceler do regime talibã no Afeganistão, Maulvi Amir Khan Muttaqi, que parabenizou o povo sírio “por sua vitória sobre o antigo regime” após a derrubada do ditador Bashar al-Assad e por suas “medidas sábias” para toda a população.
No telefonema, o chefe da diplomacia dos fundamentalistas afegãos “desejou bondade e estabilidade para os sírios e para a nova liderança” e afirmou o apoio de seu país “às medidas sábias tomadas pela nova administração síria, que servem ao benefício dos sírios”, de acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Síria.
Por sua vez, Shaybani enfatizou a importância de fortalecer as relações entre os dois povos e aumentar a coordenação entre os dois países para benefício mútuo.
Essa conversa ocorre uma semana depois de o líder do novo governo sírio, Ahmed al-Sharaa, ter dito em uma entrevista à emissora BBC que a Síria “não é como o Afeganistão”, que “é uma sociedade tribal”, e afirmou que “é claro” que as mulheres terão acesso à educação na Síria.
Sharaa alegou que em Idlib, onde os rebeldes sírios já governavam, pelo menos 60% das mulheres vão para a universidade, e garantiu que “o governo sírio e o sistema de governança estarão de acordo com a história e a cultura do país”.
“Haverá um diálogo para garantir que todos sejam representados”, disse ele na entrevista.
Na última semana, o governo interino da Síria nomeou novos cargos em sua administração, incluindo os ministros da Defesa e das Relações Exteriores, bem como medidas para reintegrar os dissidentes do regime de Assad.