sexta-feira, 21 março 2025

Trabalho Infantil deve ser denunciado durante o Carnaval

Data:


Conselhos Tutelares da capital funcionam em sistema de plantão para atender denúncias

Conselhos Tutelares vão funcionar em regime de plantão no Carnaval

Para combater o trabalho infantil e outras violações de direitos que podem acontecer durante o Carnaval, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) intensifica os trabalhos de sensibilização da denúncia deste tipo de crime no período.  Para atender casos que forem denunciados , os Conselhos Tutelares da capital estarão funcionando em sistema de plantão.

Os Conselheiros Tutelares desempenham papel importante na luta contra as diversas formas de exploração. São 10 as regiões que concentram o trabalho dos Conselhos e abrangem todos os bairros de Maceió. Os profissionais trabalham no encaminhamento de casos de violação de direitos de crianças e adolescentes e podem ser acionados por telefone.

Confira o número de contato dos conselheiros tutelares de Maceió.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a cada ano, as notificações de casos de trabalho infantil aumentam 38% durante o Carnaval.

No período, em cada região de abrangência haverá um conselheiro tutelar de plantão.  Além do Conselho Tutelar, denúncias de violação de direitos podem ser feitas diariamente através do Disque 100.

A Assistência Social Municipal trabalha de forma integrada com a Vara da Infância e da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros órgãos, atuando para a diminuição dos casos.

O que é o trabalho infantil

De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, o conceito de trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional.

SEMDES

Avenida Comendador Leão, 1.383 – Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

FONTE: Vanessa Napoleão/ Ascom Semdes

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.





Fonte: Portal Acta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Liga repudia declaração racista de presidente da Conmebol; Flamengo não assina

Liga repudia declaração racista de presidente da Conmebol;...

AGU processa médico que apontou mamografia como causadora de câncer

Mattos tem 1,3 milhão de seguidores no Instagram...

Criminosos suspeitos de estuprar homem de 27 anos em Dois Riachos podem ter fugido para Pernambuco

Criminosos suspeitos de estuprar homem de 27 anos...

Casarão desaba no centro do Rio de Janeiro; uma pessoa morre

Desabamento ocorreu em uma edificação residencial na rua...