Siga-nos no Google Notícias

trégua em Gaza perpetuaria poder do Hamas

Data:


Netanyahu afirma que acordo de trégua em Gaza ajudaria Hamas a se perpetuar no poder
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu| Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN EPA POOL

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reiterou nesta segunda-feira (18) a sua rejeição a qualquer acordo de trégua na Faixa de Gaza, com o argumento de que isso só permitiria que o Hamas permanecesse no poder após o fim da ofensiva militar de seu país.

“A única coisa que o Hamas quer é um acordo para acabar com a guerra e a retirada das forças israelenses da Faixa de Gaza para permanecer no poder. Não estou disposto a fazer isso de forma alguma”, disse Netanyahu ao Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Knesset (o parlamento israelense), de acordo com a imprensa local.

Segundo o portal Ynet e o jornal The Times of Israel, o líder israelense garantiu que o Hamas está tentando tirar proveito da “pressão” à qual o governo está sendo submetido para conseguir um acordo de trégua mais favorável, algo que ele disse que não acontecerá.

As negociações para a trégua estão paralisadas desde o final de agosto, pelo menos. Desde o início, o Hamas exigiu o fim total da ofensiva israelense, a retirada de suas tropas e o retorno das pessoas deslocadas como pré-requisitos para um acordo, algo a que Netanyahu se opõe, entre outras exigências, considerando indispensável a presença de tropas israelenses na fronteira entre Gaza e Egito.

Em sua ofensiva contra Gaza, Israel tenta recuperar os reféns que ainda estão sob controle dos terroristas e que foram capturados durante o massacre de outubro de 2023. Dos 251 sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro do ano passado, 97 cativos permanecem no enclave, mais da metade deles mortos, de acordo com a última estimativa dos serviços de inteligência. Além disso, quatro outros reféns estão presos há anos, incluindo dois militares mortos.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Saiba quem são as vítimas do serial killer preso em Maceió; ele planejava novas mortes

Uma série de assassinatos ligados a um...

Milei, Biden, Xi Jinping: confira fotos dos líderes mundiais no Brasil

Líderes das maiores economias mundiais estão reunidos no...

Opositores querem que UE solicite ordem de prisão contra Maduro

Membros da oposição da Venezuela que tiveram que...