O governo dos Estados Unidos autorizou as tropas da Guarda Nacional no estado do Texas, que fica na fronteira com o México, a prender imigrantes ilegais.
A informação foi dada na rede social X pelo governador do estado, Greg Abbott, um aliado do presidente do país, Donald Trump.
O Texas assinou um acordo com o órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) segundo o qual a Guarda Nacional no estado terá “o poder que os agentes de imigração têm”, de acordo com Abbott.
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos ainda não comentou oficialmente sobre o acordo com o Texas, mas o site Breitbart news, alinhado a Trump, informou neste domingo (2) que o acordo permite que a Guarda Nacional desempenhe “todas as funções” de um agente de imigração, desde que pelo menos um membro da Patrulha de Fronteira ou da autoridade de imigração esteja presente.
Abbott, do Partido Republicano e que governa o estado desde 2015, tornou-se um dos pioneiros das políticas contra imigrantes ilegais no país, principalmente por meio da iniciativa “Operação Estrela Solitária” (OLS), na qual gastou mais de US$ 11 bilhões para militarizar a fronteira com o México.
Por meio da OLS, o governo texano militarizou a fronteira, enviando mais de 10.000 agentes da Guarda Nacional. Até agora, essas tropas estavam proibidas por lei de realizar prisões de imigrantes, pois esse é um poder dos agentes do governo federal.