quinta-feira, 6 fevereiro 2025

Trump diz que buscará contato com ditador da Coreia do Norte

Data:



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que planeja se reunir no futuro com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, a quem qualificou como “um cara inteligente”.

“Não é um fanático religioso. Acontece que é um cara inteligente”, afirmou o presidente americano durante uma entrevista ao apresentador da emissora Fox News, Sean Hannity, cuja segunda parte foi ao ar nesta quinta-feira à noite.

Trump acrescentou que em algum momento entrará em contato com o líder norte-coreano, com quem manteve negociações malsucedidas sobre desnuclearização durante seu primeiro mandato (2017-2021).

Da mesma forma, durante a entrevista gravada na Casa Branca, cuja primeira parte foi transmitida na quarta-feira e que foi mais focada em questões nacionais, Trump voltou a referir-se à guerra entre Rússia e Ucrânia e reiterou que, se o ditador russo, Vladimir Putin, não acabar com o conflito, imporá sanções severas.

“Putin não deveria ter feito isso”, declarou, referindo-se à invasão da Ucrânia pela Rússia e pedindo o fim imediato do conflito.

Trump também sugeriu que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi insensato ao decidir lutar com um Exército maior e mais bem equipado como o da Rússia, em vez de buscar uma solução rápida para a guerra.

Mais cedo na quinta-feira, Trump disse que estava disposto a se reunir com Putin “imediatamente” para negociar um acordo de paz na Ucrânia.

“Pelo que ouvi, acho que Putin quer me ver. Eu me encontrarei assim que puder. Quero dizer, imediatamente. Todos os dias que não nos encontramos, homens estão morrendo no campo de batalha”, declarou Trump à imprensa no Salão Oval.

O Kremlin afirmou nesta sexta-feira (24) que Putin está pronto para se reunir com Trump, depois que o líder americano sinalizou estar na mesma direção.

“Putin está preparado. Estamos esperando por sinais. Todos estão preparados”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em sua entrevista coletiva diária por telefone, na qual também prometeu informar a imprensa quando “houver algo” a dizer sobre o assunto.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Estevão perde pênalti, Palmeiras não aproveita jogador a mais e fica no empate com o Corinthians

Empate é bom negócio para o alvinegro, dono...

Cartéis mexicanos planejam usar drones contra agentes dos EUA

A crise na fronteira sul dos Estados Unidos...

Trump anuncia sanções contra TPI e ações contra “viés anticristão”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou...