A árbitra Elif Karaarslan e o inspetor de arbitragem Orhan Erdemir foram suspensos de suas atividades pela Federação Turca de Futebol após o vazamento nas redes sociais de um vídeo em que eles supostamente aparecem tendo relações sexuais.
A dupla negou ter tido qualquer tipo de relacionamento impróprio (devido à hierarquia de cargos existentes entre eles) e também a veracidade do conteúdo que viralizou nos últimos dias.
Apesar dessa alegação, Karaarslan e Erdemir não conseguiram reverter as sanções. Ela ficará afastada dos gramados por 90 dias, enquanto ele deixará de trabalhar com os juízes do futebol turco durante 45 dias.
‘Gerado por inteligência artificial’
De acordo com o advogado contratado pela árbitra, o vídeo adulto que mostra sua cliente se relacionando sexualmente com um chefe direto não corresponde à realidade e foi gerado por inteligência artificial.
“Quando o vídeo é examinado, fica muito claro que a imagem não é clara e que as partes que mostram o relacionamento [ato sexual] foram completamente editadas por computador”, afirmou, em declaração postada nas redes sociais.
O advogado também prometeu que acionará legalmente todas as pessoas e empresas que compartilharam o material e “ajudaram a espalhar essa fake news”.
Quem é Karaarslan?
Ex-jogadora que precisou encerrar a carreira ainda no meio da adolescência devido a uma cirurgia de joelho, Karaarslan tem 24 anos e trabalha profissionalmente como árbitra de futebol desde 2020.
A juíza, no entanto, atua majoritariamente como auxiliar (a popular bandeirinha) em competições de base masculina e em jogos das três divisões adultas do Campeonato Turco feminino.
Mesmo antes da suspensão, Karaarslan já vinha sendo pouco escalada pela federação. A última partida oficial na qual trabalhou foi no dia 28 de janeiro.
Apesar de ainda não ter uma trajetória tão consolidada assim na arbitragem, a turca faz bastante sucesso nas redes sociais. Sua conta no Instagram tem quase 400 mil seguidores.
Quem é Erdemir?
Trinta e sete anos mais velho que Karaarslan, Orhan Erdemir foi um dos árbitros mais importantes do futebol turco na virada do século e chegou a utilizar o escudo da Fifa entre 1999 e 2002.
Ele apitou a final da Copa da Turquia, entre Besiktas e Galatasaray, e chegou a atuar em partidas da Liga dos Campeões da Europa e das eliminatórias da Copa do Mundo da Coreia do Sul/Japão.
Após a aposentadoria, Erdemir passou a trabalhar como inspetor de arbitragem para a Federação Turca. Ou seja, ele é uma espécie de chefe direto da profissional com quem teria se relacionado.
“Minha carreira, que mantive orgulhosamente durante 30 anos sem uma única mancha, virou de cabeça para baixo por conta do compartilhamento desse vídeo. Minha reputação aos olhos de família, círculo de amigos e comunidade da arbitragem foi destruída”, afirmou o ex-juiz, em entrevista ao tabloide britânico “The Sun”.