VÍDEO: Manifestantes invadem residência presidencial no Sri Lanka; Premiê disposto a renunciar

 VÍDEO: Manifestantes invadem residência presidencial no Sri Lanka; Premiê disposto a renunciar

Foto: Reprodução/Divulgação

Gazeta Brasil

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, está disposto a renunciar para abrir caminho para um governo de todos os partidos, disse seu gabinete em um comunicado que segue manifestantes furiosos que invadiram a residência e o escritório do presidente.  O país vive uma crise econômica com escassez de dólares.

O presidente Gotabaya Rajapaksa foi evacuado da Casa Presidencial na capital Colombo antes de milhares de manifestantes invadirem sua residência no sábado, exigindo sua renúncia, em uma das maiores marchas antigovernamentais na ilha atingida pela crise este ano.

Uma transmissão ao vivo no Facebook de dentro da casa do presidente mostrou centenas de manifestantes lotando salas e corredores, gritando slogans contra o líder de 73 anos.

Imagens de manifestantes em pé e alguns tomando banho na piscina dentro da casa do presidente foram amplamente divulgadas nas redes sociais.

Centenas de pessoas também perambulavam pelo terreno do lado de fora do prédio caiado de branco da era colonial. Nenhum oficial de segurança era visível. O presidente foi transferido para um local seguro, mas não revelado, segundo relatos.

Milhares de manifestantes também arrombaram os portões da secretaria presidencial à beira-mar e do Ministério das Finanças, que é palco de um protesto há meses, e entraram no local, mostraram imagens de TV.

Militares e policiais em ambos os locais não conseguiram conter a multidão, enquanto gritavam slogans pedindo a Rajapaksa que renunciasse.

Mais Notícias