Vídeo mostra deterioração em viaduto da Leste-Oeste; Prefeitura de Maceió garante que não há risco de desabamento
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), ao tomar conhecimento da deterioração do local, logo recomendou a suspensão temporária da passagem de veículos pesados
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), ao tomar conhecimento da deterioração do local, logo recomendou a suspensão temporária da passagem de veículos pesados. Foto: Reprodução
Um vídeo que circulou nas redes sociais neste fim de semana, mostrando as condições estruturais do viaduto da Avenida Governador Afrânio Lages, conhecida como Leste-Oeste, em Maceió, gerou preocupação entre os moradores da cidade. As imagens revelam problemas na parte inferior da estrutura, levantando questionamentos sobre o risco de desmoronamento.
Diante da situação, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) recomendou a suspensão temporária do tráfego de veículos pesados na Avenida Fernandes Lima, que passa por cima do viaduto e é uma das principais vias da capital.
A Prefeitura de Maceió, por sua vez, informou que realizou uma avaliação do viaduto e não constatou risco de desabamento. O órgão afirmou que já está tomando medidas para realizar os reparos necessários, como a recuperação da ferragem e a impermeabilização do revestimento afetado.
Em entrevista à TV Pajuçara, o presidente do Ibape, Marcelo Daniel, reconheceu que a Prefeitura está realizando reparos emergenciais, mas ressaltou a importância de uma obra mais completa para eliminar os riscos. “A recomendação quanto às cargas pesadas subindo a Fernandes Lima é importante, porque o que está sendo feito é apenas um paliativo, como disse, mas não é um reforço estrutural. Tem que fazer uma recuperação geral”, afirmou.
Marcelo Daniel explicou que a medida inicial deve ser a interrupção da infiltração, que é um dos principais problemas identificados na estrutura. “Não adianta jogar concreto para cobrir a ferragem, se você não interrompe a infiltração. Tem que fazer um trabalho na parte superior, desviando as águas para que não caiam e infiltrem na parte do concreto”, destacou.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), informou que já está realizando os reparos no local e que iniciou os estudos necessários para solucionar a situação de recuperação da estrutura do viaduto. O secretário municipal de infraestrutura, Rodrigo Cunha, acompanhou os trabalhos da equipe e afirmou que a Prefeitura está buscando, de maneira preventiva, trazer segurança para todos que passam pela região.
Leia a nota da Seminfra:
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que já vem realizando reparos em estruturas semelhantes na capital, tendo concluído intervenções em cinco pontos. No caso específico, a Seminfra já deu início aos estudos necessários e aos trâmites burocráticos para a recuperação da estrutura.
O órgão esclarece que não foi constatado risco de desabamento. As ações de reparo envolvem a recuperação da ferragem exposta e corroída, bem como a impermeabilização do revestimento afetado.
A Seminfra continuará acompanhando de perto o processo para garantir a segurança e a integridade da estrutura.
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.