Vídeo mostra festa com DJ e bebida em piscina natural de área de proteção no Litoral Norte de Alagoas
Evento está em desacordo com as normas estabelecidas pela Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais
Evento está em desacordo com as normas estabelecidas pela Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. Foto: Reprodução
Música alta, bebidas e dezenas de pessoas dançando e gritando. Essa é a cena registrada em vídeos durante uma festa realizada nesta sexta-feira (28), em uma piscina natural da Praia de Marceneiro, em Passo de Camaragibe, no Litoral Norte de Alagoas.
As imagens, que circulam nas redes sociais, denunciam um crime ambiental. A piscina natural está localizada na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, considerada a maior unidade de conservação federal costeiro-marinha do Brasil.
Além de pessoas bebendo, dançando e gritando, há uma embarcação com DJ na área de corais, que é um santuário de peixes-bois.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), há uma série de regramentos que disciplinam o uso do espaço e que é vetada a realização de festas no local por se tratar de uma área de preservação, como descrito no artigo 38 do Plano de Manejo:
“São permitidos eventos esportivos, educativos e com fins públicos, desde que não provoquem impactos não toleráveis sobre a fauna, a flora e a experiência da visitação e estejam previamente autorizadas pelo ICMBio, sem prejuízo das demais licenças ou autorizações exigíveis. Ficam proibidos eventos meramente recreativos no ambiente recifal”, diz trecho do Plano de Manejo a APA dos Corais.
De acordo com a legislação, os organizadores do evento podem ser punidos.
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.