Uma intervenção policial gerou confusão no início da noite desse domingo (20), em uma praça situada perto da entrada da Grota do Cigano, no Jacintinho, em Maceió. Militares estiveram na localidade após, segundo eles, receberem denúncia de tráfico de drogas e de homens armados, porém a comunidade se revoltou com a abordagem com o uso de armas na presença de dezenas de crianças. Houve gritaria e correria.
Vídeos gravados no local mostraram a movimentação na hora da abordagem. De acordo com a população, ela aconteceu de forma truculenta. Os policiais foram filmados com armas nas mãos e um morador da grota alertou para os disparos de balas de borracha. A maioria das pessoas se afastou, enquanto outras ainda tentaram confrontá-los.
Em outro vídeo, os populares já foram filmados bloqueando trecho da Avenida Gustavo Paiva. O protesto foi realizado com entulhos e incêndio, o que impediu a passagem de veículos pela via que liga Cruz das Almas e Mangabeiras. Os manifestantes também ecoaram gritos de “Ei, polícia, vai tomar no c*”.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, deu a versão dela sobre a chegada dos policiais. Ela destacou que a comunidade participava de um domingo de lazer em alusão ao Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, e por isso havia a presença de dezenas de menores de idade.
“A polícia saiu da Grota do Cigano, pegou a Gustavo Paiva e depois entrou ao lado do antigo João Lyra, que agora é a praça do parque linear, e já entrou atirando. Começou a correria, eles atirando, as crianças caindo, as pessoas pisando. Tinha um monte de criança lá. Elas chorando, mulher gritando, criança no chão sendo pisada, e eles estavam nem aí. Por que? Porque eles acham que na comunidade só mora bandido. Eles não nos respeitam, acham que têm que chegar aqui atirando em todos nós. O que tinha de criança brincando, soltando pipa…”.
A reportagem da TV Pajuçara esteve no local, porém os policiais não quiseram gravar entrevista. O espaço segue aberto para a Polícia Militar se posicionar sobre o ocorrido na última noite.