quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Vinicius Jr. e Real Madrid boicotam entrega da Bola de Ouro

Data:


Vinicius Júnior não vai comparecer à entrega da Bola de Ouro da revista France Football, que será entregue na noite desta segunda-feira (28) ao melhor jogador do mundo na temporada. O Real Madrid teria indicado que a decisão se deu após o clube ficar sabendo que o brasileiro não será o premiado.

Nenhum representante do time espanhol comparecerá à cerimônia, que começa no teatro do Châtelet, em Paris, às 20h45 locais (16h45 de Brasília).

Internamente, o clube teria justificado a decisão dizendo que “se os critérios do prêmio não proclamam Vinicius ganhador, esses mesmos critérios devem proclamar Carvajal [espanhol também atleta do clube] ganhador”, segundo a agência de notícias AFP. “Como isso não vai ocorrer, é óbvio que a Bola de Ouro-UEFA não respeita do Real Madrid. E o Real Madrid não vai onde não é respeitado.”

A informação, divulgada pela rádio francesa RMC em suas redes sociais, seguida pelo jornalista italiano Fabrizio Romano e pelo jornal espanhol Marca, foi confirmada à Folha pelo estafe do jogador. Segundo o jornalista.

A delegação do Real Madrid na cerimônia teria nada menos que 50 pessoas. Um avião estava à espera na pista do aeroporto de Barajas, em Madri, para decolar à tarde, mas o voo foi cancelado, segundo o Marca.

Nos últimos dias, diversos veículos da imprensa haviam divulgado que Vinícius Jr seria o ganhador do prêmio. Porém, a revista France Football tem garantido que a identidade do vencedor permanecerá secreta até a abertura do envelope, durante a cerimônia, como no Oscar.

Um dos principais candidatos ao troféu, o meio-campista Rodri, da seleção espanhola e do Manchester City, já se encontra no Hotel du Collectioneur, perto do Arco do Triunfo, onde os indicados ao prêmio estão hospedados.

Segundo a imprensa espanhola, o vencedor será mesmo Rodri, que ganhou o campeonato inglês com o Manchester City e a Euro com a seleção de seu país.

O agraciado é eleito por cem jornalistas de cem países diferentes. Segundo a France Football, só um jornalista conhecia o nome do vencedor impresso no envelope oficial, à maneira do Oscar. Nos dias anteriores, veículos europeus haviam afirmado que o brasileiro seria o ganhador.

A Bola de Ouro leva em conta o período entre 1º de agosto de um ano e 31 de julho do ano seguinte. Na temporada 2023-24, Vinícius Jr. conquistou a Champions League –com direito a gol na decisão contra o Borussia Dortmund, da Alemanha– e o campeonato espanhol. Também se destacou pela luta contra o racismo generalizado nos estádios espanhóis. Ele era o único brasileiro entre os 30 finalistas.

Desde 2007, quando o ganhador foi Kaká, do Milan, um brasileiro não recebe a Bola de Ouro. Além dele, conquistaram o troféu três jogadores nacionais: Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005).

Desde então, quem chegou mais perto foi Neymar, terceiro colocado em 2015 e 2017. Eterno pretendente, Neymar, 32, hoje no Al-Hilal, da bilionária mas desprestigiada liga saudita, ficou um ano sem jogar devido a uma cirurgia no joelho esquerdo. Voltou aos gramados na semana passada.



Fonte: TNH1

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Trump quer transformar Gaza em paraíso turístico

O presidente dos EUA, Donald Trump, provocou uma...

Trump proíbe participação de atletas trans em esportes femininos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou...

Endrick marca, Real Madrid sofre, mas vence Leganés pelas quartas de final da Copa do Rei

Escalado como titular em função da ausência de...