O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a realização amanhã, segunda-feira, de uma cúpula internacional para marcar o terceiro aniversário da invasão russa, com 13 líderes estrangeiros participando presencialmente em Kiev e outros 24 participando de forma remota.
Zelensky também antecipou que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e 24 de seus comissários estarão presentes na capital ucraniana.
A cúpula servirá para discutir novas medidas para acabar com a guerra e abordar possíveis garantias de segurança para a Ucrânia quando o conflito terminar, disse Zelensky.
O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez é um dos líderes que confirmou sua presença em Kiev na segunda-feira.
O presidente ucraniano também afirmou que está trabalhando na organização de outra cúpula em uma capital europeia não especificada para discutir garantias de segurança que podem ser oferecidas à Ucrânia para evitar um novo ataque russo quando a guerra terminar.
A guerra iniciada pela invasão russa completará três anos nesta segunda-feira em um contexto marcado pelos contatos iniciados pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com Moscou e Kiev para alcançar um fim negociado ao conflito.
O unilateralismo com que os EUA estão agindo tem criado inquietação e ansiedade em Kiev e nas principais capitais europeias, que temem que Washington esteja buscando um acordo com Moscou sem levar em conta os interesses da Ucrânia e da Europa.