O FBI anunciou nesta quinta-feira (14) a prisão de um homem em Houston, no estado do Texas, por planejar um ataque terrorista nos Estados Unidos em nome do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
Anas Said, de 28 anos, foi preso em seu apartamento na semana passada, e as autoridades o acusam de estar planejando cometer “ações violentas” em nome do grupo terrorista islâmico em Houston, a maior cidade do estado, informou o escritório local do FBI.
A Procuradoria dos EUA para o Distrito Sul do Texas apresentou acusações criminais contra ele por “tentativa de fornecer apoio material a uma organização terrorista”.
As autoridades disseram que Said admitiu ter “pesquisado como realizar um ataque em centros de recrutamento militar locais”, oferecendo sua casa como um “santuário” para pessoas afiliadas ao EI e afirmando que cometeria um ataque no estilo do 11 de setembro se tivesse os recursos.
O escritório do FBI em Houston informou que, em uma série de postagens na rede social X (ex-Twitter), Said “tentou gerar propaganda” para o EI.
O réu gravou e editou “pelo menos cinco vídeos” que promoviam e exaltavam o EI, disse o procurador dos EUA para o Distrito Sul do Texas, Alamdar Hamdani, em entrevista coletiva.
De acordo com a imprensa local, as autoridades investigavam o homem desde 2017 por causa de sua atividade nas redes sociais e comentários violentos pró-terrorismo islâmico.