Um policial militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi baleado na tarde de quarta-feira (13) durante uma operação na comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. A ação, que teve como objetivo conter o avanço da facção Comando Vermelho, resultou na morte de seis suspeitos, além da prisão de doze homens e apreensão de três menores.
O agente do Bope foi atingido no braço enquanto participava de um cerco em uma área de mata, onde criminosos haviam se refugiado. Ele foi socorrido e não corre risco de morte.
Durante a operação, foram apreendidos quatro fuzis, três pistolas e um revólver. Entre os presos, estão dois seguranças do traficante Ygor Freitas de Andrade, conhecido como “Matuê”, além de um homem baleado e levado sob custódia ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Segundo a polícia, ele é suspeito de roubo de cargas e de envolvimento em um assalto a uma procuradora de Justiça.
Uma mulher também foi detida por filmar a movimentação policial e enviar os vídeos para traficantes. A operação, batizada de “Contenção”, visa retomar o controle da área e desarticular a estrutura criminosa da facção.
Após os confrontos, criminosos tentaram fechar vias da região com barricadas feitas de pneus em chamas, especialmente na Avenida Edgar Werneck. A Linha Amarela e a Avenida Ayrton Senna chegaram a ser bloqueadas momentaneamente pela polícia, embora a concessionária Lamsa tenha negado o fechamento da Linha Amarela.
Durante o tiroteio, um cachorro sem raça definida foi baleado na barriga. Equipes de resgate prestaram os primeiros socorros e encaminharam o animal para uma clínica veterinária na Barra da Tijuca.



