quarta-feira, 12 março 2025

Trump cancelará vistos de estudantes que simpatizam com Hamas

Data:



O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (29) um novo decreto para combater o antissemitismo no país. A medida inclui o cancelamento de vistos de estudantes universitários estrangeiros que demonstraram apoio ao grupo terrorista Hamas durante protestos pró-Palestina. Além disso, o governo republicano prometeu deportar imigrantes que participaram dessas manifestações em campi universitários.

A decisão foi divulgada por um alto funcionário da Casa Branca à agência Reuters e reforçada por um comunicado oficial.

“A todos os estrangeiros residentes que se juntaram aos protestos pró-jihadistas, nós os colocamos em aviso: em 2025, nós os encontraremos e os deportaremos”, declarou Trump. “Eu também cancelarei rapidamente os vistos de estudante de todos os simpatizantes do Hamas nos campi universitários, que foram infestados com radicalismo como nunca antes.”

O decreto também orienta o Departamento de Justiça a intensificar ações contra crimes de ódio e ameaças contra judeus nos Estados Unidos. De acordo com o texto, o governo dos EUA irá “processar agressivamente ameaças terroristas, incêndios criminosos, vandalismo e violência contra judeus americanos”.

O anúncio ocorre após uma escalada de tensões em universidades dos EUA no ano passado, onde diversos protestos pró-Palestina ocorreram e continuam ocorrendo. Alguns desses atos contaram com participantes usando simbologia ligada ao Hamas, como máscaras, chapéus, camisas e bandeiras, e fazendo discursos antissemitas.

Além da repressão a radicais nos campi universitários, Trump também deve assinar um decreto voltada à educação básica, com foco na liberdade de escolha escolar. De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a medida visa cortar financiamento de escolas públicas que ensinam teorias progressistas.

O documento informa que o Departamento de Educação será encarregado de fornecer diretrizes para que os estados utilizem os fundos federais para ampliar programas de bolsas escolares no ensino fundamental e médio.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT

Programa lançado pelo governo começa em 21 de...

Grupo de bolsonaristas protesta contra corte de impostos de alimentos

Deputados bolsonaristas querem uma moção de repúdio da...

Vinicius Jr sofre racismo de torcida do Atlético antes de jogo da Champions

Antes da bola rolar nas oitavas de final...

Protesto de aposentados contra Milei na Argentina termina em confronto com a polícia

Protesto de aposentados contra Milei na Argentina termina...