Tom Homan, conhecido como o “czar da fronteira” da nova administração da Casa Branca, afirmou em uma entrevista à emissora Fox News, divulgada neste domingo (2), que a nova política do governo de Donald Trump para encerrar a crise migratória já rendeu uma redução de 93% das travessias ilegais para o país.
De acordo com Homan, isso ocorre devido ao entendimento de Trump de que “não há segurança nacional forte sem uma reforçada segurança na fronteira. Precisamos saber quem entra, o que entra e os motivos”, afirmou o responsável por aplicar a nova política migratória, ressaltando que o presidente está “mudando o jogo”.
O “czar” enfatizou que a queda drástica no número de pessoas que entram sem documentos nos EUA pela fronteira sul é maior do que a registrada no primeiro governo do republicano (2017-2021).
Somente na primeira semana desde a posse de Trump, cerca de cinco mil pessoas foram presas em operações de deportação, detenções que foram registradas em vários estados. “Aqueles classificados como ‘não-criminosos’ pela imprensa foram, em grande parte, capturados em cidades santuário, locais que obrigam nossos agentes a agirem nas ruas, onde frequentemente encontram outros imigrantes ilegais associados”, relatou.