spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeBrasilIBGE adia para 2026 divulgação de últimos dados do Censo de 2022

IBGE adia para 2026 divulgação de últimos dados do Censo de 2022


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai divulgar os últimos dados do Censo Demográfico de 2022 apenas em 2026, quatro anos depois da coleta.

Após uma série de publicações de resultados a conta-gotas nos últimos dois anos, a última etapa da divulgação, programada para 4 de dezembro, deve ser adiada em 60 dias, segundo apuração da Folha de S.Paulo.

Em seu site, o instituto editou na manhã desta sexta-feira (28) uma nota trocando o 4 de dezembro por “uma data oportuna a ser definida”, sem dar explicações do motivo do adiamento.

A última divulgação trata dos chamados microdados da amostra, que são as informações mais específicas de toda a coleta de dados pois derivam de um amplo questionário feito pelos recenseadores na casa de uma parcela selecionada da população.

São, conforme o IBGE, “o menor nível de desagregação dos dados de uma pesquisa, retratando, sob a forma de códigos numéricos, o conteúdo dos questionários, preservado o sigilo das informações”.

Os microdados são esperados, em especial, por pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Eles dão um panorama mais detalhado da realidade sociodemográfica com características de bairros ou distritos de centros urbanos.

O IBGE fez várias divulgações temáticas com os dados gerais do Censo de 2022, como de moradia, população, gênero, raça, religião, mobilidade e renda.

O microdado permite saber, por exemplo, não apenas o número de evangélicos, mas de denominações evangélicas, como batista, metodista ou presbiteriano.

O calendário de divulgações do Censo é reflexo de trocas de cargos dentro do instituto e de um contexto maior de crise, com restrições orçamentárias e protestos de servidores.

No início deste ano, gerentes e coordenadores de pesquisas afirmaram, em carta, que o clima no órgão estava deteriorado e que as lideranças encontram “sérias dificuldades” para realizar suas funções. A manifestação fez uma série de críticas à gestão do presidente Marcio Pochmann, marcando um capítulo de um conflito crescente desde setembro de 2024.

Em nota, o IBGE diz que na mesma data divulgará as áreas de ponderação: unidades territoriais mínimas utilizadas para a ponderação e divulgação dos dados da amostra.

Medicina é o curso com a nota mais alta; veja as notas de corte para todos os cursos!

Agência Brasil | 16:11 – 28/11/2025



Fonte: Notícias ao Minuto

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS