Casa das Marias, de Taquarana, abre inscrições para formar orquestra exclusivamente de mulheres
O projeto Música Mariar visa potencializar as veias culturais e artísticas de crianças e adolescentes. As 48 vagas estarão abertas a partir do próximo dia 15/12 e devem ser realizadas na sede da instituição
As meninas e adolescentes que sonham em cantar ou tocar um instrumento têm a chance de brilhar. A iniciativa do Instituto Maria Edite da Silva – Casa das Marias, de Taquarana, tem a música como ferramenta de transformação social e exercício da cidadania para jovens mulheres, de 10 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade, rurais e quilombolas da região. O projeto Música Mariar integra aulas de canto e instrumentos clássicos de cordas, sopro e percussão e deve formar a primeira orquestra exclusivamente feminina do estado de Alagoas, no final de 2026.
As inscrições para as 48 vagas estarão abertas de 15 de dezembro, deste ano, a 15 de janeiro de 2026, e deverão ser feitas na sede do instituto, na Av. Santa Cruz, sn, Centro, no horário comercial. O curso de música e formação de orquestra, com duração de 12 meses, terá um custo de aproximadamente um milhão de reais. Mas é oferecido totalmente gratuito, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura/Governo Federal, e já conta com os patrocínios das secretarias municipais de Educação e de Cultura da Prefeitura de Taquarana, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Equatorial Energia/Grupo Equatorial. No entanto, segundo a presidente do instituto, Cléa Paixão, os recursos captados garantem apenas seis meses de curso. Ela acredita que após o projeto começar, em janeiro do próximo ano, outras empresas vão somar ao projeto. “Precisamos que as empresas, especialmente de Alagoas, estejam sensíveis à importância do projeto Música Mariar, que é educacional, social e cultural para que possamos executá-los na totalidade. Estamos aptos a receber recursos pela lei de incentivo federal e de outras formas. Basta nos procurar para conversar.” afirma.
O foco do projeto é no fortalecimento feminino e na profissionalização, com aulas de teoria musical, técnica instrumental, prática musical coletiva, ensaios, recitais e concertos. A proposta é capacitar para a música, promover desenvolvimento pessoal, de cidadania e uma profissão, formando, no final do curso a Orquestra Mariar da Casa das Marias de Taquarana (OMCMT), com 27 instrumentos e um coro de 20 vozes.
De acordo com a programação, as alunas vão passear pela história de grandes compositores e intérpretes, mergulhar nas partituras e conhecer os instrumentos musicais de diferentes timbres e tonalidades, como violinos, violoncelos, contrabaixos, clarinetes, violas, flautas, violões e surdo. “Temos bastante expectativa nesse projeto. A música tem o poder de transformar vidas. Mais do que aprender canto e um instrumento, oferecemos uma jornada de desenvolvimento pessoal, disciplina e a magia de tocar em conjunto, celebrando a força e o talento das mulheres através da música. A criação da orquestra sinfônica, além de mudar a realidade dessas jovens mulheres, visa introduzir outro tipo de cultura, a musica erudita, e fazer perceber que ela também é rica na nossa região (agreste alagoano), explica a presidente da Casa das Marias, Cléa Paixão.
Todas as integrantes do projeto receberão material didático – mochila, caderno de música, caneta, lápis e uniforme – e aprenderão canto e um instrumento. Além disso, participarão de oficinas, palestras, rodas de conversa e interação com outras orquestras de mulheres. Para evitar evasão, as famílias das alunas serão acompanhadas por um assistente social.
Como participar
Inscrições gratuitas, de 15/12/2025 a 15/01/2026
Local: Sede do Instituto Maria Edite da Silva – Casa das Marias
Av. Santa Cruz, sn, Centro, Taquarana/AL
Horários: segunda à sexta, das 9h às 12h; das 13h às 17h
*** Fechado nos dias 24 e 25/12; 31/12 e 01/01/2026
As interessadas em se inscrever no projeto devem ir à sede do instituto, acompanhadas do responsável legal, e levar declaração escolar, identidade, CPF e comprovante de residência. Os responsáveis devem levar seus documentos de identificação.
Seleção – Após a inscrição haverá um dia de entrevista e audição com profissionais qualificados que farão a seleção / triagem presencial fundamentados em técnicas e habilidades para definir o instrumento de cada aluna. Será avaliada a capacidade de execução de linhas melódicas simples através do canto, e principalmente, vontade de estudar e aprender música.
Mais informações: Visite https://imescasadasmarias.org ou Instagram @imes.casadasmarias ou ligue para 82 99628-1304 para mais informações.
“Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas.” Tom Jobim
Preserve o meio ambiente!
Assessoria de Imprensa
Kely Aline
(82) 99628-1304 / 98140-1848
Fonte: AMA





