A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), realizou nesta sexta-feira, 12, uma ação de vacinação contra a bronquiolite em 25 gestantes, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Santo Antônio.
A imunização protege bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), reduzindo riscos de quadros graves da doença nos primeiros meses de vida, período em que o sistema imunológico dos recém-nascidos ainda está em formação.
O VSR é um dos principais responsáveis por internações decorrentes de bronquiolite, especialmente entre recém-nascidos e lactentes. “A vacina é uma importante estratégia de proteção precoce, garantindo que esses bebês já nasçam com maior imunidade contra o VSR. Quanto maior a adesão das gestantes, menores serão os riscos de complicações e internações logo após o nascimento. Vale lembrar que essa doença pode levar a morte dos bebês”, afirmou a Diretora de Epidemiologia e Imunização, Dhayanna Oliveira.
Durante a ação, a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Tereza Lopes, também recebeu a dose e incentivou outras gestantes a se vacinarem.
“É uma vacina muito importante, principalmente para os nossos bebês. Nossas crianças futuramente não terão bronquiolite e serão crianças mais saudáveis. Fiz questão de vir garantir a minha dose e proteger a minha pequena Maria Eduarda”, declarou.
Acompanhando a esposa, o Secretário Executivo de Saúde de Alagoas, Guilherme Lopes, comemorou a oferta da vacina no município e ressaltou o avanço da saúde.
“Fico muito feliz em ver Penedo disponibilizando essa vacina com rapidez e organização. Das 230 gestantes que estão no período adequado para receber a dose, 100 já foram imunizadas em apenas três dias. Isso mostra o compromisso do município com a saúde materno-infantil. E, hoje, como futuro pai, já sei que nossa filha está protege contra esta doença”, destacou.
A SMS reforça que todas as gestantes, a partir da 28ª semana, podem procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência para receber a vacinação.
Para isso, é necessário apresentar o cartão do pré-natal e um documento de identificação. A ampliação da cobertura vacinal é essencial para prevenir casos graves e fortalecer a saúde das crianças penedenses, garantindo um começo de vida mais seguro e saudável.
Por Assessoria SMS Penedo
Texto e fotos: Gabriela Flores – jornalista e social midia
Fonte: AMA




