SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca ganhou pouco mais de meio milhão de reais em premiação após a eliminação na estreia do Australian Open. Os tenistas eliminados na primeira rodada do Grand Slam recebem 150 mil dólares australianos, o equivalente a cerca de R$ 545 mil.
O brasileiro foi derrotado pelo norte-americano Eliot Spizzirri por 3 sets a 1. No ano passado, Fonseca havia faturado cerca de R$ 751 mil ao alcançar a segunda rodada do torneio. Na ocasião, venceu o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo, na estreia, mas caiu na sequência diante do italiano Lorenzo Sonego.
Com o resultado na Austrália, Fonseca caiu para a 33ª posição do ranking mundial. Ele iniciou a partida como 32º colocado, mas foi ultrapassado pelo grego Stefanos Tsitsipas. O carioca começou a temporada de 2026 ocupando a 24ª colocação.
O brasileiro de 19 anos ainda pode perder posições nas próximas atualizações do ranking, já que corre risco de ser ultrapassado por até três jogadores: Sebastian Baez, Learner Tien e Corentin Moutet.
Os próximos compromissos de João Fonseca estão programados para fevereiro, com a disputa dos torneios ATP de Buenos Aires e do Rio Open.
Fonte: Notícias ao Minuto



