Adefal e Família Down estão auxiliando atendendo o público durante o evento
Texto: Débora Muniz
A Feira dos Municípios Alagoanos avança no compromisso com a inclusão social e a acessibilidade, consolidando-se como um evento pensado para todos. Uma parceria inédita entre a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL) e a Família Down está garantindo ações práticas de acessibilidade e a atuação efetiva de pessoas com deficiência durante a programação.
Como parte dessa cooperação, oito pessoas — quatro da ADEFAL e quatro da Família Down — estão atuando diretamente na organização e no atendimento ao público. A iniciativa amplia a participação social, fortalece o protagonismo das pessoas com deficiência e transforma a feira em um espaço mais representativo, diverso e acolhedor.
Além disso, pessoas com deficiência também têm a oportunidade de expor e comercializar seus próprios produtos em um estande acessível, ampliando a visibilidade de seus trabalhos e incentivando a autonomia e o empreendedorismo inclusivo.
Parceria construída com diálogo
Por orientação do presidente da AMA, Marcelo Beltrão, a construção dessa parceria foi tema de uma reunião na sede da ADEFAL, que recebeu a visita de André Feitosa, gerente financeiro da AMA e coordenador da Feira dos Municípios. O encontro teve como foco o alinhamento de ações para tornar o evento cada vez mais acessível, fortalecendo o diálogo entre as instituições e consolidando a acessibilidade como um eixo estruturante da feira.
A AMA destaca que o objetivo é promover um ambiente em que todos possam circular, participar e se expressar com autonomia e dignidade. Iniciativas como essa reforçam que a inclusão se constrói com planejamento, escuta e compromisso contínuo.
Experiência de quem vive a inclusão
Carlos, cadeirante, visitava a feira e já havia retirado seu kit para participar da corrida de domingo, na categoria PCD. Ele destacou a importância da estrutura acessível e da recepção no evento.
“O evento está show de bola, um verdadeiro espetáculo. Nunca tinha visto uma feira como essa. Para mim, está sendo uma grande riqueza poder ver os municípios reunidos, cada um mostrando sua cultura. A questão da acessibilidade está ótima. Tivemos acesso tranquilo e fomos bem auxiliados. É muito bom poder participar da corrida e interagir com pessoas com e sem deficiência em um mesmo espaço.”, afirmou.
Empreendedorismo de mães atípicas
Além da acessibilidade física, a Feira também promove inclusão social e econômica. Um dos destaques é o estande Empreender por Amor Sempre, formado por um grupo de mães atípicas que encontraram no empreendedorismo uma forma de conciliar a rotina de cuidados com a geração de renda.
O espaço reúne produtos de papelaria, itens para crianças atípicas, bijuterias, serviços de massagem e outros artigos artesanais, todos comercializados por mães que transformaram desafios em oportunidades.
Aline Gilvanes, uma das integrantes do grupo, explica que hoje dez mães participam da iniciativa durante a feira.
“Somos todas mães atípicas e nos reunimos através de uma amizade para empreender, já que nossa rotina dificulta um trabalho CLT. Aqui conseguimos trabalhar com amor e carinho, ajudando nossos filhos e também nossa própria vida. Estar aqui no Centro de Convenções está sendo uma experiência maravilhosa. As vendas estão boas e a visibilidade do grupo é muito importante.”
“A inclusão não é só em abril, ela é todos os dias. Ter um evento acessível também atrai mais pessoas e fortalece o nosso trabalho”, completou.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.
Fonte: AMA



