A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeMunicípiosProjeto "Energia Feminina" é lançado na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos -...

Projeto “Energia Feminina” é lançado na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – AMA


Texto: Lucas Leite

Equipe da Equatorial – Foto: Wendel

Iniciativa do Instituto Equatorial promove inclusão produtiva e autonomia econômica para mulheres em situação de vulnerabilidade através de rodas de conversa e capacitação.

A 13ª Edição da Feira dos Municípios Alagoanos tornou-se palco de uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento social do estado.

O Grupo Equatorial, patrocinador do evento, lançou oficialmente o Projeto Energia Feminina Alagoas, uma ação desenhada para fortalecer o empreendedorismo feminino e garantir que mulheres em situação de vulnerabilidade conquistem autonomia financeira e dignidade.

O lançamento ocorreu na Sala Tamarindo, em um formato que privilegiou a troca de saberes: uma roda de conversa.

Ao todos, 112 vagas serão disponibilizadas, para o projeto que busca capacitar e ajudar as mulheres a empreenderem. as Para realizar as inscrições é só clicar no link abaixo.

“A partir de hoje, até o dia 5 de março estão abertas vagas. Toda mulher acima de 18 anos, que tem cadastro no CadÚnico, em situação de vulnerabilidade, pode participar desse projeto”, explicou Juliana Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.

Após o processo de aprendizagem que duram 9 meses, os 52 melhores negócios serão incubados, e nesse processo receberão um capital semente de R$ 2.5 mil”.

Potência e Resiliência

Juliana ressaltou também que o projeto nasce do reconhecimento do esforço diário das alagoanas. Ela ressalta que a mulher desempenha um papel fundamental na sociedade, equilibrando múltiplas tarefas com um processo constante de resiliência.

“A mulher tem um papel muito importante na nossa sociedade. A gente tem multi-tarefa todos os dias. E o Grupo Equatorial acredita nessa potência, nessa energia feminina que a mulher de Alagoas tem”, disse Juliana

Segundo a coordenadora, o foco central é a inclusão produtiva. Ela explica que, ao fortalecer o empoderamento feminino, o projeto abre portas para direitos fundamentais.

“Acreditamos que quando fortalecemos a mulher, trazemos acesso à dignidade, ao direito de escolha e à renda. Isso faz muita diferença na ponta”, pontuou.

Rede de Apoio e Capacitação

O projeto não se limita ao incentivo financeiro. Ele busca criar uma rede de suporte técnico e emocional.

Durante o painel, as facilitadoras Juliana Ali e Viviane Tavares (Coordenadora de Programas e Projetos) destacaram que as participantes terão a oportunidade de aprender técnicas modernas de marketing e design, ferramentas essenciais para a divulgação de seus negócios no mercado atual.

Além disso, a iniciativa possui um viés educativo voltado à cidadania.

Juliana Ali reforça que o “Energia Feminina” é um instrumento para que essas mulheres reconheçam seus próprios direitos, fortalecendo-se mutuamente em uma rede onde uma impulsiona o negócio da outra.
União

A parceria entre a iniciativa privada e os municípios foi apontada como o pilar para o sucesso da ação.

O objetivo é que o impacto do projeto seja sentido diretamente nos territórios, estimulando o desenvolvimento local e criando exemplos práticos de responsabilidade social que podem ser replicados em diversas regiões de Alagoas.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.

 

Confira aqui o link para inscrição!



Fonte: AMA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS