Reunião entre AMA, prefeitos, patrocinadores e parceiros apresentou os resultados da 13ª edição do evento
Os artesãos e comerciantes que participaram da 13ª Feira dos Municípios faturaram juntos mais de R$ 2 milhões. O número e o balanço completo do evento foram apresentados nesta segunda-feira (02), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), pelo economista Lucas Sorgato, da Fecomércio, a prefeitos, patrocinadores e parceiros da feira.
A Feira dos Municípios, promovida pela AMA, aconteceu no Centro de Convenções entre os dias 22 e 25 de janeiro e contou com mais de 140 estandes, além de shows, apresentações culturais, feira gastronômica e serviços de saúde. O evento também reuniu o Congresso com mais de 100 atividades, entre palestras, mesas-redondas e oficinas, voltadas para os desafios da administração pública moderna.
Ao longo dos quatro dias, a feira recebeu cerca de 80 mil visitantes, mais de 5 mil congressistas e a Corrida da AMA contou com mais de 3 mil participantes. A próxima edição já tem data marcada e acontecerá entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2027.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, destacou que a 13ª edição da Feira dos Municípios foi fruto de um planejamento iniciado em 2025 e viabilizado graças à parceria entre o Governo do Estado, instituições públicas e privadas, patrocinadores e a equipe da Associação. Segundo ele, o evento fortaleceu o municipalismo e despertou no público o sentimento de pertencimento e orgulho de ser alagoano.
“Então, o mais bonito de tudo foi que, no final, todo o escopo foi traçado exatamente para poder captar no alagoano o sentimento de pertencimento. A gente via as pessoas caminhando na feira e dizendo: ‘Poxa, que artesanato fantástico da Ilha do Ferro, mas também o de Capela, mas também o de Coruripe’. O pessoal estava meio que embriagado com tanta riqueza. Com esse evento podemos despertar esse sentimento de pertencimento, do orgulho de ser alagoano, e transformar essa riqueza em oportunidade.”, afirmou o presidente.
O vice-presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, avaliou que a Feira dos Municípios superou todas as expectativas, tanto pela diversidade de produtos apresentados quanto pelo engajamento dos parceiros e do público, reforçando a importância da iniciativa para valorizar o potencial de Alagoas e projetar um evento ainda maior nas próximas edições. “Nós fizemos muito acima do que se esperava. A palavra que eu mais ouvia era surpresa. E eu tenho certeza de que, no próximo ano, faremos um evento ainda maior e melhor”, afirmou Dantas que também fez um balanço sobre o stand de Pão de Açúcar.
A Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA) foi um dos patrocinadores premium. A gerente executiva comercial da FIEA, Mônica Ambrósio, destacou que a Feira representou um marco para o fortalecimento do municipalismo no estado, ao aproximar gestores e parceiros estratégicos e criar um ambiente propício para cooperação e construção de soluções conjuntas.
Segundo ela, “foi um momento que simboliza o fortalecimento do municipalismo em nosso estado e, sem dúvida, consolidou-se como um espaço que entregou ao gestor parceiros estratégicos, criando oportunidades reais de troca, de cooperação e de construção coletiva”.
O presidente de outro patrocinador premium, a Fecomércio Alagoas, Adeildo Sotero, ressaltou que o evento representou um marco para o estado, tanto pelos resultados concretos alcançados quanto pelo fortalecimento do municipalismo, destacando o papel do Sistema Fecomércio como parceiro estratégico no desenvolvimento econômico e institucional dos municípios.
“A Feira dos Municípios Alagoanos de 2026 marcou um momento muito especial para Alagoas. O retorno de um evento que fez falta e que voltou com força, relevância e resultados concretos. Os números confirmam esse sucesso e demonstram o impacto positivo gerado para o Estado, tanto do ponto de vista econômico quanto institucional”, destacou Adeildo.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, destacou que a retomada da Feira dos Municípios foi pensada de forma estratégica e integrada ao setor turístico, reforçando o potencial de Alagoas para além do litoral e valorizando todas as regiões do estado.
Também presente no evento, o secretário de Comunicação do Estado, Wendel Palhares, celebrou os resultados alcançados e ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do municipalismo. “É uma alegria muito grande ver o resultado da Feira dos Municípios com números tão expressivos. Alagoas foi unida, município a município, em um só lugar. Este é um governo municipalista, que entende que o valor da gestão pública chega ao cidadão por meio dos municípios, e temos certeza de que estaremos presentes na Feira de 2027”, afirmou.
Marcelo Alves, superintendente da Caixa Econômica em Alagoas, reforçou que o evento foi gigante e garantiu a participação no próximo ano. O grupo Equatorial, através do gerente Carlos Moraes, destacou que o evento foi importante para apresentar projetos e trabalhos feitos nos municípios, apoiando a economia criativa.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo foi uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.
Fonte: AMA



