A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeMunicípiosGoverno de Alagoas investe na seleção de articuladores de ensino municipais do...

Governo de Alagoas investe na seleção de articuladores de ensino municipais do Programa Escola 10 – AMA


Governo de Alagoas investe na seleção de articuladores de ensino municipais do Programa Escola 10

Iniciativa do Estado fortalece Regime de Colaboração com foco na melhoria do IDEB, do ICA e na proficiência dos estudantes


Profissionais atuarão para elevar níveis de aprendizagem

Natalício Vieira / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou na última sexta-feira (6), no Diário Oficial do Estado, a Portaria 5.485/2026, que estabelece os critérios para a seleção dos articuladores de ensino que atuarão nas redes municipais em 2026. O programa consiste em um investimento direto do governo para garantir que profissionais qualificados monitorem e elevem os índices de aprendizagem em todo o território alagoano, com o pagamento de bolsas mensais de R$ 1,5 mil custeadas pelo Tesouro Estadual.

 

A seleção, em estreito regime de colaboração com as secretarias municipais de educação, visa identificar docentes que já integram as redes locais para atuarem estrategicamente na gestão pedagógica. O foco do Estado é garantir que cada município conte com especialistas capazes de converter o investimento em resultados concretos, na alfabetização, bem como em todo o ensino fundamental (anos iniciais e finais), impactando diretamente o desempenho de Alagoas no Ideb e no ICA.

 

Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o programa reflete a visão do Governo Estadual de que a qualidade da educação deve ser unificada.

 

“Este é um investimento robusto do Estado para assegurar que as metas de proficiência sejam batidas em todas as séries. O articulador de ensino é a peça-chave do governo para acompanhar de perto o fluxo escolar, combater a evasão e garantir que os estudantes do 1º ao 9º ano tenham um ensino de excelência. É o Estado liderando a transformação pedagógica dentro de cada escola”, destaca a gestora.

 

Critérios de validação e perfil técnico

 

Diferente de processos seletivos externos, a seleção dos articuladores ocorre de forma direcionada dentro do quadro de profissionais que já possuem vínculo com o município. A Seduc exerce o papel de avaliadora, validando os perfis técnicos a partir de critérios rigorosos. Para ser selecionado pelo Estado, o docente deve apresentar experiência comprovada de três anos na educação básica e domínio técnico sobre dados de avaliações como o Saeb e o Saveal, ferramentas essenciais para a melhoria do fluxo e da aprendizagem.

 

Gestão de metas e resultados

 

A atuação dos articuladores de ensino será dividida entre as secretarias municipais e as unidades de ensino, sempre sob a coordenação técnica da Seduc. Eles serão responsáveis por subsidiar encontros formativos, organizar planos de ação e garantir que as ferramentas de inovação e tecnologia do Estado cheguem à ponta. O objetivo é criar uma rede de alta performance que responda diretamente às metas pactuadas com o Governo de Alagoas.

 

O cronograma de validação das vagas e análise dos perfis técnicos pelas Gerências Especiais de Educação (GEEs) e pela Seduc segue até o final de março. Com esse monitoramento rigoroso, o Estado assegura que o investimento nas bolsas resulte em uma educação municipal mais forte, eficiente e com indicadores de nível nacional.

 

Para facilitar a organização dos docentes participantes, segue a lista dos documentos obrigatórios exigidos pela portaria para a formalização da inscrição:

 

Documentação pessoal e funcional

 

– Cópia do contracheque atualizado;

 

– RG, CPF e comprovante de residência (dos últimos 3 meses);

 

– Dados bancários (conta na Caixa Econômica Federal);

 

– Cópia do diploma de graduação (licenciatura plena) com o original para autenticação; e

 

– Declaração de experiência mínima de 3 anos de efetiva docência na educação básica.

 

Certidões e Saúde

 

– Certidão “Nada Consta” cível e criminal da Justiça Federal da 5ª Região; e

 

– Atestado de sanidade mental emitido por médico psiquiatra ou clínico geral (com CRM ativo).

 

Documentos específicos do programa

 

– Ficha de Cadastro e Termo de Compromisso (conforme anexos da Portaria);

 

– Declaração de lotação na unidade escolar assinada pelo gestor; e

 

 

– Declaração do colegiado (para quem está na escola, deve ser assinada por 1 gestor e 3 professores; para quem está na Semed, pelo secretário e 3 técnicos).



Fonte: AMA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS