O carnaval proporciona muita alegria e diversão para os foliões, muitos aproveitam para festejar com amigos em diversas regiões do país. Nesse período é necessário responsabilidade e cuidado com a saúde individual e coletiva. Pensando nisso é essencial a moderação no consumo de álcool, direção e uso de cigarros eletrônicos e tradicionais.
Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde(OMS) demonstrou que dispositivos eletrônicos vêm atraindo adolescentes e jovens por meio de estratégias de marketing e tecnologia. Entre 2023 e 2024 registros do Ministério da Saúde(MS) afirmaram que o número de fumantes teve um aumento de 25%. No carnaval ou em períodos festivos o consumo de álcool e cigarros aumentam e deve-se tomar cuidado.
Com o intuito de conscientizar e assistir pessoas que querem deixar de fumar e utilizar cigarros eletrônicos, visando a saúde e bem-estar da população no combate ao tabagismo a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde de Maceió(SMS) disponibiliza serviços de cessação ao tabagismo especializados em sete núcleos distribuídos em pontos estratégicos da capital e reacende a importância de manter serviços voltados ao tema do tabagismo neste período de carnaval. O objetivo é oferecer suporte e tratamento para aqueles que desejam parar de fumar e deixar o uso de cigarros eletrônicos.
Onde encontrar?
Os núcleos ativos estão instalados no II Centro de Saúde (Praça da Maravilha – Poço), Unidade de Referência em Saúde (URS) João Paulo II (Jacintinho), Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes), Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes), Hospital Universitário (Cidade Universitária), no Centro Universitário Cesmac (Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota – Farol), e na Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy, no Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro.
Como se inscrever?
Os núcleos acontecem sob demanda espontânea, logo, quem tem interesse em abandonar o tabagismo pode procurar qualquer núcleo ativo, munidos de documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS. A equipe realiza um acolhimento e irá cadastrar o paciente, coletando informações relevantes para que o tratamento seja iniciado. Não há necessidade de encaminhamento por profissionais de saúde para iniciar o tratamento.
De acordo com Laís Porangaba, responsável técnica pelos Núcleos de Cessação ao Tabagismo da SMS, o tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, tanto individual quanto em grupo. “O programa também disponibiliza terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva, sempre com base no protocolo clínico estabelecido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde”, destaca.
Fonte: TV Alagoas



