A Central Gazeta de Notícias, da Organização Arnono de Mello (OAM), promove hoje e amanhã (5 e 6 de novembro), sabatinas com os candidatos à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL). As entrevistas serão exibidas ao vivo, a partir das 20h, pela GazetaNews (canal 525 Net/Claro), pelo Youtube (canal gazetanewsal) e portal Gazetaweb.com.
Duas chapas estão concorrendo nas eleições da entidade. A primeira (OAB + Arretada) é encabeçada pelos advogados Wagner Paes – atual presidente e candidato à reeleição – e Cláudia Medeiros – que já é conselheira federal da Ordem e agora candidata a vice-presidente.
Leia também
A segunda chapa, “Coragem para Renovar a Ordem”, é liderada pelas advogadas Lavínia Cavalcanti e Gabriela Holanda (como candidatas a presidente e vice-presidente, respectivamente).
As sabatinas serão comandadas pelos jornalistas Wyderlan Araújo e Marcos Rodrigues, com duração de uma hora, transmitidas diretamente dos estúdios da GazetaNews. Vagner Paes abre a série de entrevistas, nesta terça, e Lavínia Cavalcanti encerra, na quarta-feira.
O programa vai ser dividido em três blocos, sendo dois de 25 minutos de duração e o último com reserva de um tempo para que os candidatos façam as considerações finais. O primeiro será com temas livres e o segundo com perguntas referentes às propostas apresentadas para a gestão.
Cada candidato poderá trazer até 5 pessoas, que acompanharão a sabatina em sala com televisão. Os assessores poderão entrar no estúdio na hora do intervalo, que será á de quatro minutos.
Para o apresentador Wyderlan Araújo, a sabatina com os candidatos à OAB tem o propósito de fazer a prestação de serviço para a sociedade na perspectiva de uma categoria que tem o papel importante de defender o cidadão.
“Acredito que a oportunidade será valiosa para apresentação de propostas e para que os advogados compreendam, de maneira mais profunda, as posições, postura e atitudes dos candidatos visando à melhoria da entidade e de seus associados. Pra mim, é uma honra e fico muito feliz, mais uma vez, em fazer parte desse projeto. Espero saber conduzir com equilíbrio e isenção”, destacou o mediador.
Para Marcos Rodrigues, na democracia, quanto mais se conhecem os fatos, melhor se posiciona. “Isso vale para o cidadão e profissionais. No caso dos advogados ainda mais, já que a entidade que os representa também atua na defesa da democracia. Considero importante que saibamos quem são os postulantes ao cargo máximo da entidade. E, como também atuamos para o bom jornalismo, contribuir com a mediação de um debate de qualidade será relevante para a categoria e a sociedade”, ressaltou
A eleição para escolha da presidência e dos demais cargos diretivos da OAB/AL está marcada para acontecer no dia 19 de novembro, das 8h às 17h. Pela primeira vez, a votação será online.
Para votar, os advogados e advogadas de Alagoas que estiverem adimplentes receberão uma senha individual por e-mail ou telefone, por meio da qual poderão acessar a plataforma para escolher o candidato de sua preferência. Todo o processo será referendado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB) e contará com uma auditoria para assegurar segurança e transparência, que são essenciais para a democracia.