spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
A Hora Alagoas Portal de Notícias de Alagoas 24 Horas com Notícias Tudo Na Hora na Web noticias a cada minuto
HomeAlagoasAlagoas confirma quatro mortes por meningite em 2025; bebê de 8 meses...

Alagoas confirma quatro mortes por meningite em 2025; bebê de 8 meses está entre as vítimas

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou que, até esta sexta-feira (8), o estado registrou 12 casos confirmados de meningite em 2025. Desse total, quatro evoluíram para óbito, sendo três em Maceió e um em Campo Alegre.

O caso mais recente envolve um bebê de apenas oito meses, residente em Maceió, cuja morte foi confirmada por meio de exames laboratoriais nesta quinta-feira (7).

Os demais casos se distribuíram entre os municípios de Maceió (7), Campo Alegre, Flexeiras, Arapiraca, Rio Largo e Palmeira dos Índios, evidenciando a circulação da doença tanto na capital quanto no interior.

Em comparação ao ano anterior, a situação acende ainda mais o alerta: em 2024, o estado registrou 23 casos confirmados e oito mortes. Em 2025, a taxa de letalidade proporcionalmente permanece preocupante.

A Sesau reforça que a meningite é prevenível por meio da vacinação. O esquema recomendado é:

  • Primeira dose aos 3 meses e segunda aos 5 meses, ambas com a vacina meningocócica C;
  • Dose de reforço aos 12 meses, com a vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria (A, C, W e Y);
  • Adolescentes de 11 a 14 anos devem receber uma dose única da vacina meningocócica ACWY.

As doses estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os 102 municípios de Alagoas. As autoridades de saúde reforçam que a imunização é a principal forma de evitar a doença, que pode evoluir rapidamente e provocar sequelas graves ou levar à morte.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS